Topo

Partículas do esfoliante poluem meio ambiente; saiba como fazer o seu

Esfoliante parece inocente, mas pode prejudicar a natureza - Getty Images
Esfoliante parece inocente, mas pode prejudicar a natureza Imagem: Getty Images

Carol Salles

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/06/2016 07h00

Aquele esfoliante inocente, cheiroso e colorido na sua bancada do banheiro pode esconder uma verdadeira ameaça para a vida marinha. O problema está nas micropartículas que fazem a esfoliação - aquelas "bolinhas" suspensas no produto, geralmente feitas de plástico. São tão pequenas que um frasco pode conter milhares delas. Descartadas pelo ralo após o uso, acabam no esgoto, onde passam incólumes pelo sistema de tratamento de água das cidades. Dessa forma, vão parar em mares, rios e lagos. E o que isso tem de tão grave? Essas esferas, em grande quantidade, são capazes de desestabilizar a vida marinha, de várias maneiras.

Quem explica é Maíra Proietti, professora do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul: "Elas podem ser ingeridas ou absorvidas por todas as espécies, desde o zooplâncton até grandes peixes e mamíferos aquáticos. Esta ingestão afeta a saúde dos animais. Fisicamente, bloqueiam o trato digestório deles. Quimicamente, os compostos tóxicos com os quais são fabricadas se acumulam nos tecidos dos animais, podendo causar problemas como toxicidade hepática e disfunção do sistema endócrino. E tem mais: ao comermos peixes ou invertebrados aquáticos, nós também podemos ingerir junto um pouco de microplástico ou os seus compostos tóxicos.”

O primeiro grande estudo sobre poluição das águas pelas micropartículas de plástico foi feito na região norte-americana dos Grandes Lagos, em 2012. De lá para cá, outras pesquisas foram realizadas em outras partes do mundo, sempre confirmando o mal que essas esferas de tamanho tão pequeno podem causar ao meio ambiente. O resultado é que alguns países, como Estados Unidos, Holanda e Canadá já estão trabalhando em leis para proibir as empresas de usarem micropartículas de plástico na fabricação de seus produtos.

Além dos esfoliantes, elas podem estar presentes em outros itens também, como pastas de dente. "Que eu saiba, no Brasil ainda não existem estudos específicos sobre o impacto das partículas. Porém, considerando que estes produtos podem ser encontrados e comprados em quase todas as farmácias do país, é seguro dizer que certamente esta contaminação está presente também nos sistemas aquáticos brasileiros", diz Maíra Proietti.

E vale o alerta: mesmo esfoliantes industrializados que contenham ingredientes naturais, como sementes ou açúcar, por exemplo, podem conter as micropartículas. Procure na lista de ingredientes do rótulo palavras como "polyethylene" e "polypropylene", que indicam a presença de plástico no produto.

Mas você não precisa ficar sem esfoliar a pele. A dica é adotar receitas caseiras, livres de ingredientes nocivos ao meio ambiente. Veja abaixo quatro delas, indicadas pela aromaterapeuta Paula Franco, da Alquimias de Paula Franco, empresa de cosméticos naturais baseados na aromaterapia, e Fernanda Franco Cannalonga, criadora da Jornada do Bem, consultoria personalizada na área de beleza natural.

Esfoliante corporal termogênico
- 200 gramas de sal do Himalaia (que é mais fino que o sal grosso)
- 100 ml de qualquer óleo vegetal, como o de semente de uva para peles oleosas ou de gergelim para as secas.
- 12 gotas de cada um dos óleos essenciais abaixo:
- grapefruit
- laranja amarga
- cipreste
- café
- pimenta (rosa ou negra)

Misture o sal ao óleo até formar uma pasta homogênea. Em seguida, acrescente os óleos essenciais. Misture tudo com uma colher de cerâmica ou madeira. Coloque em um pote grande e use no corpo todo, em massagens. Dura seis meses.

Barra esfoliante
- ½ xícara de manteiga de cacau pura (à venda em lojas de essências)
- ¼ xícara de borra de café

Depois de coar o café, separe a borra em um prato, formando uma camada fina. Deixe na geladeira descoberto até que a borra esteja completamente seca. Derreta a manteiga de cacau em banho-maria e deixe esfriar. Misture os dois ingredientes, coloque em formas de silicone e deixe na geladeira até endurecerem. Use no banho, em movimentos circulares nas pernas e partes mais ressecadas como cotovelos e calcanhares.

Esfoliante corporal de sementes de maracujá
- 2 maracujás
- 4 colheres (sopa) de óleo de coco
- 2 colheres (sopa) de farelo de aveia

Bata a polpa do maracujá com as sementes no liquidificador. Coe, reserve as sementes e aproveite a polpa para fazer suco ou sorvete. Deixe as sementes secarem ao sol. Se necessário, triture-as depois de secas em um processador ou em um pilão para que os grãos fiquem mais finos. Misture os ingredientes em um pote de vidro e use no corpo durante o banho, ou em um escalda-pés.

Esfoliante facial de mel e aveia
- 1 colher (sopa) de aveia
- 2 colheres (sopa) de glicerina
- 1 colher (chá) de mel

Em um processador ou pilão, triture os grãos de aveia para que fiquem mais finos. Transfira para um pote e junte os outros ingredientes. Use no rosto, em movimentos muito suaves, evitando a área ao redor dos olhos. Retire com água morna.