Cabelos

"Cabelo de vovó" é moda nos salões e requer rotina de cuidados especiais

Getty Images/Reprodução/Instagram
Kelly Osbourne, Rita Ora e Pink foram algumas das famosas que adotaram o visual Imagem: Getty Images/Reprodução/Instagram

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

Se para muitas mulheres os fios brancos são motivo de pavor, para outras falamos em "look-desejo". Sucesso na cabeça de famosas, a tendência "granny hair" ("cabelo de vovó") chegou às anônimas e virou hit nos salões. Só que não bastam vontade e tinta. O UOL procurou profissionais para saber quais são as melhores referências e como adotar o visual sem perder a beleza e a saúde do cabelo.

Olivier Costa, hair stylist do Espaço Vip (RJ), e Fabinho Araújo, do Salão Criar (SP), apontam que a cor está em alta principalmente entre jovens que procuram visuais mais ousados e que "seguram" o look. Quanto ao tom de pele, não há restrições. "Desde que a pessoa esteja bem produzida, não atrapalha", diz Atilla Rafael, do Studio Tez Spa do Cabelo (SP).

Entre as famosas, eles mencionam Kelly Osbourne, Pink e Rita Ora como exemplos de sucesso, pois adotaram a cor de forma plena e com naturalidade. A ousadia também é bem vista em "camaleoas" como Lady Gaga, Ariana Grande e a brasileira Ludmilla.

Reprodução/Instagram/Getty Images
Ariana Grande, Lady Gaga e Ludmilla também aderiram ao "granny hair" Imagem: Reprodução/Instagram/Getty Images

O processo
Olivier explica que o método utilizado para o cabelo ficar branco é a descoloração máxima (loiro claríssimo). Na sequência, é feita uma tonalização com nuances acinzentadas e, se necessário, uma combinação de mais tons para que o loiro fique claro, e não amarelo ou até esverdeado --como acontece ao descolorir incorretamente os fios mais escuros. 

Os profissionais alertam que se trata de um procedimento bastante agressivo. "Como profissional tenho minhas ressalvas: ressaca muito o cabelo, e quanto mais escuros os fios forem, pior para descolorir", lembra Fabinho.

E depois?
Na manutenção, o grande segredo é fugir do desbotamento e do amarelo. Os especialistas indicam investir em xampu matizador e máscaras silver, que contêm pigmentos violeta e neutralizam o fundo de clareamento. Além da tonalização no salão uma vez por mês. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
Beleza
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Virgula
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Band SP Interior
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Band Terra Viva
UOL Estilo
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
Caras
do UOL
do UOL
Webmasters
NE10
do UOL
Ana Maria
Revista Ana Maria
Revista Caras
Harper's Bazaar
Yes Wedding
Band SP Interior
Glamurama
redacaojornaldocommercio
Folha de S.Paulo
Revista Caras
Beleza
Band Terra Viva
Revista Caras
Revista Ana Maria
Harper's Bazaar
It mãe
Topo