Topo

Juliana Paes sobre o novo cabelo: "Uma outra mulher e isso é estimulante"

Juliana Paes no lançamento da coleção de verão da Le Lis Blanc, em São Paulo - Rodrigo Zorzi/Divulgação
Juliana Paes no lançamento da coleção de verão da Le Lis Blanc, em São Paulo Imagem: Rodrigo Zorzi/Divulgação

Virna Wulkan

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/07/2016 07h00

Juliana Paes já declarou que não é dona de uma beleza perfeita. O que a niteroiense de 37 anos tem é muito melhor que isso: uma simpatia contagiante, uma delicadeza de encantar e um carisma sem limites. E também um corpo curvilíneo esculpido e um rosto e cabelo invejáveis. Aliás, a atriz está de corte novo, com fios curtos. Ela conta para o UOL como faz para cuidar do visual e revela o que considera um de seus maiores segredos de beleza.

O cabelo de Juliana nunca esteve tão curto. "Ainda estou me acostumando ao corte porque muda tudo, o jeito como as roupas ficam no corpo, a forma como você manuseia os fios. Estava acostumada a fazer baby liss. Mas estou gostando, me sentindo diferente e aprendendo a ‘casar’ o novo cabelo com o jeito de vestir. É toda uma descoberta e um aprendizado. Um outra mulher no espelho, e isso é estimulante”, diz. O visual tem a ver com sua nova personagem, a Flor, no filme “Dona Flor e seus Dois Maridos”, que ela acaba de começar a gravar para o cinema.

Também para esse novo trabalho, o diretor Pedro Vasconcelos, pediu que ela perdesse um pouco o tônus muscular adquirido enquanto ela gravava a personagem Carolina, de "Totalmente Demais". Não foi difícil já que ela acaba de voltar de umas férias na Disney com os filhos, onde afirma que “ganhou uma barriguinha”. A atriz, que normalmente tem hábitos saudáveis --não belisca durante o dia, não gosta de refrigerante, bebe muita água e não toma líquido nas refeições--, tem um fraco por uma comida específica. “Meu pecado gastronômico é o sorvete. E não me contento com uma bola, como o pote inteiro. Sou um formigão”, brinca.

Mas a boa forma de Juliana vem do prazer que ela tem em fazer exercícios. “Gosto de praticar atividades todos os dias, a endorfina é viciante”, afirma. “Tenho um treinador que varia as atividades, cada dia é uma diferente: muay thai, cross fit, corrida, TRX (treino de resistência) e aula de dança. Cada exercício mexe com uma parte do corpo, o muay thai, por exemplo, é bom para a musculatura da barriga, e assim o corpo fica todo trabalhado”, conta.

Uma de suas aulas preferidas, em que ela aparece dançando com Deborah Secco e outras amigas, acabou viralizando na Internet, a Dance Clipe. “Sempre gostei muito de dançar, adoro assistir aos clipes dessas divas pop como Madonna, Jennifer Lopez e Beyoncé. E eu, como qualquer mulher comum, ficava em casa tentando imitar. Aí me falaram de um professor que dá essas aulas e desde então tenho feito todos os sábados porque é muito divertido e o gasto calórico é alto. Parece que estamos ali de firula, mas a gente sai pingando”. E rejeita o rótulo de musa fitness. “Não tenho nenhum objetivo nisso”, afirma rindo.