Topo

Franja cacheada retoma estilo dos anos 80 com modernidade dos looks atuais

Ari Westphal e seu corte de cabelo (com franja cacheada!) que deixou os fashionistas suspirando - Divulgação/MegaModelBrasil
Ari Westphal e seu corte de cabelo (com franja cacheada!) que deixou os fashionistas suspirando Imagem: Divulgação/MegaModelBrasil

Juliana Faddul

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/07/2016 07h00

Durante décadas as meninas com cabelos cacheados ouviram que franja era corte apenas para quem tivesse fio liso. “Você tem que ficar secando sempre para ficar bom” ou “você não quer ficar escrava da chapinha, né?” figuravam entre as opiniões emitidas por amigas e até vizinhas cabeleireiras --quando não diziam algo pior.

Há poucos anos, a ‘it-girl’ e VJ britânica Alexa Chung chamou a atenção do mundo da moda por usar a franja com frizz e fios rebeldes. Embora este tenha sido um passo tímido, foi determinante para muitas meninas que acreditavam erroneamente que o segredo de um cabelo “bonito” era ter fios perfeitos e lisos. A cantora Taylor Swift, no auge de sua carreira também chegou a mesclar os dois tipos de cabelo simultaneamente, mas sempre de forma mais ordenada.

Jennifer Grey e a franja cacheada nos anos 80 - Divulgação - Divulgação
Jennifer Grey e a franja cacheada nos anos 80
Imagem: Divulgação
;No entanto, o jogo virou e o momento é de, finalmente, selar as pazes entre as franjas e os cachos --praticamente em uma espécie de retorno de um dos looks mais marcantes da década de 80 (olá, Jennifer Grey, estamos olhando para você!).

Aqui no Brasil, Leandra Leal foi uma das que apostou no corte por uma fase no início de 2016. “Eu nunca tive franja na vida e adorei”, conta ao UOL. E engana-se quem acha que a atriz virou escrava do secador ou da chapinha. “Usava natural mesmo. O máximo que fazia era aplicar um creme para enrolar”, diz. “Vi que é um corte que está bem na moda e minha rotina não mudou muito, não”, completa.

Leandra Leal e sua franja cacheada - Reprodução/Instagram/@leandraleal - Reprodução/Instagram/@leandraleal
Leandra Leal e sua franja cacheada no início de 2016
Imagem: Reprodução/Instagram/@leandraleal
A modelo Ari Westphal é outra que também aderiu ao corte --ainda que de uma forma acidental. Por um erro do cabeleireiro, ficou com fios curtinhos e com franja. O look mudou sua carreira: se antes a achavam pouco interessante e muito comercial, após a mudança conquistou o coração dos fashionistas e dominou as passarelas.

“Tenho sorte porque meu cabelo enrola e alisa com facilidade. Já usei franja e fui escrava do secador e da chapinha, mas hoje eu uso os dedinhos para soltar os cachos”, fala. Entre seus rituais de beleza está lavar o cabelo em dias intercalados apenas com xampu. “Cremes e condicionador deixa meu cabelo pesado, então uso, no máximo, um óleo da John Frieda”, fala. Díficil? Não.

Alguns profissionais ainda torcem o nariz
Se percebemos no mundo artístico grande aderência do corte pelas mulheres, nos salões a regra é cautela. “Se ela tiver cachos mais largos, pode optar por uma franja na altura da boca, mas em cabelos cacheados deve ser evitada. Os fios precisam estar sempre hidratados e saber que se o clima estiver mais úmido é natural que os fios fiquem arrepiados”, fala Renata Souza, hair stylist do Spa Dios.

Faz coro a cabeleireira do Studio W Iguatemi Ritinha Santos. “Para cabelos cacheados não é prático ter franja. Se for mais solto pode ter no máximo na altura da maçã do rosto. A menos que a pessoa possa e tenha disponibilidade de escovar ou alisar os fios”, fala. 

A reticência em relação ao corte de franja não é de se espantar. Além da falta de referenciais significativos na mídia, muita gente lucrou com a ‘desculpa’ de que o cabelo liso "é mais fácil de cuidar" desde que o formol começou a fazer a cabeça das mulheres, há mais de quinze anos. Independentemente de questões econômicas e sociais, o importante é saber que existe espaço para todos os fios e cortes.

É cacheada e quer um franjão? 
• Escolha um bom profissional. O corte para cabelo cacheado tem de ser trabalhado minunciosamente.
• Diga não ao excesso de hidratação. Quando se passa muito produto nos cachos eles tendem a pesar e, assim, ficarem deformados. Procure usar óleos naturais, como os de coco extra virgem.
• Na hora de cortar a franja, leve em consideração o real comprimento do seu cabelo --ou seja, quando enrolado, o fio tem seu tamanho reduzido.
• Secar naturalmente deixa os cachos com mais vitalidade.
• Frizz é normal e está super em alta. Deixe acontecer. Cachos certinhos são chatos.
• Para com a mão boba! Ficar passando a mão nos fios fazem com que os cachos deformem --principalmente na franja.