Topo

Truques de beleza da SPFW podem te ajudar no dia a dia corrido

Beleza do desfile de Lilly Sarti, assinada por Fabiana Gomes - Sergio Caddah/Fotosite
Beleza do desfile de Lilly Sarti, assinada por Fabiana Gomes Imagem: Sergio Caddah/Fotosite

Patrícia Colombo

Do UOL, em São Paulo

26/10/2016 20h50

Embora muita gente acredite que as semanas de moda representam o auge do glamour na vida das modelos, quem está por perto para ver a correria sabe que não é bem assim. Trocas exaustivas de looks, de penteados e de maquiagens, somadas às longas caminhadas de um camarim lotado a outro, configuram, na verdade, o terror típico de dias de bastante estresse e pouco sono. Os fatores externos, claro, afetam a beleza das modelos e alguns maquiadores, ao prepará-las para os desfiles, lançam mão de truques especiais durante o trabalho no backstage.

E aí, a conexão gloriosa: alguns desses macetes também podem ajudar qualquer mulher que esteja encarando uma semana de trabalho pesada, seja lá qual for a sua atividade. A pedido do UOL, Jake Falchi, maquiadora nacional da M.A.C, “fecha com as minas” e conta seus segredinhos de cuidados de beleza e lições de make direto da SPFW.

Triplique essa hidratação!
Correria? Sem desculpas, porque nada a impede de carregar uma garrafinha de água na bolsa. O líquido, somado à ação de um creme adequado para o seu tipo de pele, salvará a saúde e a textura do rosto mesmo em uma semana difícil no trabalho. Foque, principalmente, na área dos olhos e nos lábios. “No backstage, a gente sempre hidrata para resgatar daquela pele o que há de mais bonito, principalmente para que precisemos usar a menor quantidade de maquiagem possível, que é uma tendência das últimas temporadas”, explica a maquiadora. 

Conheça a sua pele
Os maquiadores cada vez mais atuam livremente ao trabalhar com as modelos e essa lição serve para todas as mulheres. Não se trata de um produto do momento, mas do que sua pele precisa. Jake conta que antigamente as produções eram mais direcionadas ao uso de itens específicos iguais para todas as modelos. Hoje em dia, o lance é outro. “Se o estilista pede que elas tenham uma pele com aspecto bem natural, por exemplo, o maquiador vai analisar como ele pode trabalhar para alcançar aquele resultado. Você olha a pele da modelo e nota o que ela precisa. Se é uma pele já hidratada e boa, você vai brincar mais com o iluminador, corretivo etc. Se é uma pele mais ressecada, vai observar em que região o hidratante absorve melhor, trabalhar com misturinhas de cores de base, entre outras coisas”, orienta. A dica, hoje em dia, além de compreender o seu tipo de pele e as necessidades dela, é apostar em iluminadores cremosos, que criam aspecto mais natural.

Bochechas coradinhas
Ninguém aqui está falando de "chinelada na cara", hein?  Na medida certa e com aplicação centralizada, que é onde ficamos naturalmente mais rosadas, o blush é um aliado e tanto para dar aquela “cara de saúde” em uma semana intensa de trabalho. Assim como os iluminadores mencionados acima, o queridinho da vez é o blush cremoso. Jake conta que os maquiadores cada vez menos usam produtos em pó em suas produções nos eventos de moda. “Inicialmente, o blush cremoso pode não ser o mais fácil de aplicar, mas vale a pena tentar porque é o que vai garantir um resultado super leve”, diz.

Beleza do desfile de Fernanda Yamamoto assinada por Marcos Costa - Lucas Landau/Divulgação - Lucas Landau/Divulgação
Beleza do desfile de Fernanda Yamamoto assinada por Marcos Costa
Imagem: Lucas Landau/Divulgação
Cansou? Batom escuro!
Nos dias de cansaço, trabalhe com focos únicos na maquiagem e direcione os olhares das pessoas para o que você tem interesse. Por exemplo, se está com os olhos mais fundos e com olheiras, invista em um batom de cor marcante. Até porque o item também segue em alta nas semanas de moda. “A mulherada está mais disposta a testar e ousar, e isso aconteceu graças aos tutoriais de beleza na internet que mostraram que é possível fazer coisas incríveis em si”, comenta Jake. “Sete anos atrás o [batom vermelho] Rubi Woo estragava no mostruário das lojas porque a maioria das consumidoras ficava insegura de apostar em uma cor mais ousada. Hoje é o mais vendido da M.A.C.  Outro fator é que a beleza de passarela cada vez mais tem trabalhado com looks próximos do dia a dia e fáceis de serem reproduzidos em casa.” No backstage, os profissionais passam uma receitinha caseira de esfoliante de açúcar com hidratante labial nas modelos antes da aplicação do batom.

Beleza do desfile da Animale assinada por Fabiana Gomes - Andre Conti/Fotosite - Andre Conti/Fotosite
Beleza do desfile da Animale assinada por Fabiana Gomes
Imagem: Andre Conti/Fotosite
Olhos coloridos
Nas semanas de moda, além dos looks clean, cada vez mais temos vistos olhos com cores vibrantes e bastante glitter! Para looks noturnos, fica a dica. Mas como muitas vezes a área de trabalho pode te intimidar a ousar mais, que tal começar com um delineado de gatinho com uma cor diferente? O verão está chegando e, com ele, a animação das cores.

Sobrancelhas naturais
Esse negócio das sobrancelhas marcadíssimas como as que vemos no Instagram não estão com nada. É possível mantê-las marcantes no visual sem que fiquem tão artificiais. Nesta edição da SPFW, inclusive, os fios apareceram em alta como foco principal das produções naturais. Com uma pegada bem anos 80, tipo Brooke Shields, os maquiadores criaram looks com desenhos de pelos separadinhos (foto). “Dá para desenhar, reforçar, pentear para cima... Ficando natural, está valendo”, afirma Jake.

Beleza do desfile de Reinaldo Lourenço, assinada por Fabiana Gomes - Andre Conti/Fotosite - Andre Conti/Fotosite
Beleza do desfile de Reinaldo Lourenço, assinada por Fabiana Gomes
Imagem: Andre Conti/Fotosite

Vai dormir?
Ah, o soninho dos justos após um forte dia de labuta... Nem vamos falar aqui sobre a importância de retirar o make antes porque não há novidade nenhuma. A dica será sobre como fazer isso de uma forma que não agrida a sua pele. Durante as semanas de moda, as modelos acabam tirando e colocando maquiagem várias vezes ao dia, o que pode aumentar a sensibilidade da área do rosto. “Costumo fazer a limpeza da forma mais suave possível, às vezes com pincel e hidratante mesmo.” Embora você, trabalhadora comum, tenha um dia a dia diferente, todo cuidado extra é sempre interessante. Portanto, aposte em um demaquilante que não necessite de algodão para sua aplicação. “Amo os usados na hora de lavar o rosto, que com adição de água viram emulsão e não deixam resíduos”, conta Jake. “O importante é reduzir o atrito.”