Topo

Verde, vermelha, roxa... Escolha a argila certa para cuidar da sua pele

Argila não é tudo igual; conheça os diferentes tipos e seus benefícios - Getty Images
Argila não é tudo igual; conheça os diferentes tipos e seus benefícios Imagem: Getty Images

Carol Salles

Colaboração para o UOL

28/11/2016 07h00

O que um pó derivado de rochas, retirado do solo ou do fundo de rios, que passou milhões de anos sendo formado, pode oferecer para a sua beleza? Muito, desde energizar peles cansadas até tratar acne e celulite. Usadas há milhares de anos com diversas finalidades, inclusive medicinais, as argilas são uma maneira fácil e eficiente de cuidar da pele em casa, sendo comumente encontradas em lojas de produtos naturais ou terapêuticos.

“De maneira geral, as argilas absorvem toxinas e impurezas da pele, melhoram a circulação e controlam a oleosidade”, diz o dermatologista Ricardo Rossetti,de São José do Rio Preto (SP). No entanto, cada argila possui características específicas, fruto de particularidades das suas áreas de origem, como condições climáticas e concentração de um ou outro mineral no solo.

Veja, a seguir, qual é a mais indicada para seu caso e aprenda a maneira certa de usar esse produto. Além do dermatologista Ricardo Rossetti, foram consultadas para essa matéria Lilia Guadanhim, dermatologista, Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, Débora Mello, professora do curso técnico em estética do Senac (todas de São Paulo) e Graciela Medeiros, professora de Geoterapia na Unisul (SC) e autora do livro "O Poder da Argila Medicinal" (ed. Nova Letra).

* Branca
É hidratante e tem a capacidade de ajudar a inibir a ação da tirosinase, uma enzima que atua na formação de melanina. Por isso, é muito usada em tratamentos de clareamento de pele (como no rosto, axilas e virilha). Por se tratar de uma argila que absorve a oleosidade sem desidratar, é uma boa alternativa para pessoas com pele sensível --caso em que a argila verde pode ser muito agressiva.

* Vermelha
Altamente cicatrizante, ajuda a diminuir os processos inflamatórios da acne. Além disso, por estimular a circulação e ter efeito tensor, é bastante usada para revitalizar e energizar a pele, especialmente as envelhecidas e flácidas.

* Rosa
Trata-se de uma mistura natural das argilas branca e vermelha. Assim, ela une benefícios de cada uma: é hidratante e cicatrizante. Alguns dermatologistas indicam o uso como máscara calmante depois da temporada de praia ou da piscina. E ainda, por ser rica em ferro, a argila rosa ajuda na respiração celular, trazendo mais vitalidade e elasticidade à pele.

* Dourada
Constituída de zinco e cobre (entre outros elementos), é considerada uma argila tônica. Isso acontece porque ela age como uma espécie de 'minibateria', nutrindo e tonificando peles cansadas. Além disso, tem efeito iluminador.

* Roxa
Estimula a produção do colágeno, regenerando a pele e aumentando sua elasticidade. Quem costuma ficar com o rosto avermelhado com frequência pode se beneficiar da ação dessa argila, que tem o poder de acalmar a vermelhidão da face.

* Amarela
Uma das mais indicadas para peles envelhecidas, a argila dessa cor é rica em silício, um mineral que estimula a produção de colágeno. Também tem grande capacidade de hidratação e nutrição, por isso, é uma boa pedida para as ressecadas.

* Verde
Talvez a mais popular entre as argilas, consegue captar com facilidade a gordura da pele, além de ter propriedades antibacterianas. É muito indicada para peles oleosas e acneicas. Por ter ação tonificante, também é usada no tratamento da celulite. No couro cabeludo, combate a caspa e a oleosidade em excesso. Peles ressecadas, no entanto, não devem usar esse tipo de argila.

* Negra
Com resíduos vulcânicos, ativa a circulação sanguínea e a linfática, e ajuda a eliminar líquidos e amenizar processos inflamatórios. É geralmente utilizada para tratar acne e celulite. Além disso, também tem ação clareadora e acalma as peles avermelhadas.

Como usar?
Débora Mello, professora do curso técnico em estética do Senac (SP), explica que é preciso misturar o pó a uma solução aquosa, como água mineral, termal ou uma loção tônica. A consistência ideal é a de um mingau mole. Aplique sobre a pele com um pincel (o melhor é aquele conhecido como vassoura ou leque). Não espere a argila secar: ela deve ser retirada ainda úmida, pois é nesse estado que sua ação depurativa tem efeito. Passe um hidratante  na pele imediatamente depois de remover a argila. Repita pelo menos uma vez por semana.

Embora não seja comum a venda de argilas adulteradas, vale a pena inspecionar a embalagem antes da compra e verificar dois itens que garantem a boa procedência do produto: o nome do responsável técnico (geralmente um farmacêutico, um químico ou um bioquímico) e o laudo químico da argila, que deve estar impresso na etiqueta ou na nota fiscal.