Cuidados com a pele

Kendall e Kylie Jenner usam acetona e gelo seco na pele; isso pode?

Jesse Grant/Getty Images
Tratamento de Kendall e Kylie Jenner pode causar riscos à saúde da pele Imagem: Jesse Grant/Getty Images

Thamires Andrade

Do UOL

Kim Kardashian já causou polêmica ao usar o próprio sangue para tratar a pele e agora foi a vez de suas irmãs, Kendall e Kylie Jenner, polemizarem com os cuidados com a beleza. As duas usam acetona e gelo seco para tratar espinhas.

A informação foi confirmada por Christie Kidd, guru do skincare e expert responsável por alguns dos tratamentos favoritos das caçulas do clã Kardashian-Jenner, ao site “Refinery 29”.

Inaê Cavalcanti, dermatologista da DOM Medicina Personalizada e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), explica que essa mistura não trata, mas sim, mascara as espinhas e traz riscos para a saúde da pele.

“A mistura de acetona com gelo seco resseca e contrai temporariamente a acne. A acetona é um solvente forte e agressivo. Quando ela é utilizada na pele, remove não só a gordura, mas também a hidratação natural. O uso do gelo seco pode oferecer um aspecto imediato menos irritado da acne, entretanto, ele consegue esse efeito contraindo a vascularização cutânea, ou seja, a inflamação permanece”, explica.

Segundo Inaê, a constrição da irrigação da pele causada pelo gelo somada à desidratação provocada pela acetona dificulta a cicatrização das espinhas, facilitando o surgimento de cicatrizes. “Além de desidratar a pele, esse tratamento pode comprometer a microirrigação sanguínea da cútis, o que, com o tempo, causará cicatrizes, manchas e flacidez de pele”, fala.

Kidd defende o tratamento, pois diz que essa mistura exótica é ótima para limpar os poros, retardar a inflamação e dar viço à pele, mas Inaê discorda.

“A inflamação é causada por fatores de saúde internos, que não são corrigidos com esse tratamento. A pele pode parecer mais lisa e clara por alguns minutos e só para quem olha, pois a sensação ao tocá-la será de uma pele morta, artificial e sem vida, áspera e rígida, sem a maciez e suavidade de uma pele que teve a doença acne tratada adequadamente”, diz.

A dermatologista explica que para se livrar da acne é preciso buscar as causas internas e um dos tratamentos mais adequados é o uso de retinoides orais e tópicos. “Eles devem ser prescritos por dermatologistas que vão avaliar qual o tipo do medicamento, quantidade e duração do tratamento, que vai variar de acordo com a gravidade da doença”, explica.

De acordo com Inaê, outros procedimentos estéticos, como peelings químicos e com laser também podem ser recomendamos em alguns casos. “Eles facilitam a penetração dos cremes de tratamento tópico, oferecem um aspecto imediato mais bonito sem prejudicar a recuperação da pele e ainda tratam as consequências da acne, como cicatrizes e manchas”, fala.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Caras
Caras
do UOL
do UOL
ItMãe
Caras
do UOL
Revista Caras
do UOL
Harper's Bazaar
Harper's Bazaar
Disney Babble
Harper's Bazaar
Harper's Bazaar
Blog Social 1
Revista Caras
Site RG
Harper's Bazaar
Harper's Bazaar
do UOL
do UOL
Harper's Bazaar Brasil
BBC
do UOL
do UOL
Corpo a Corpo
do UOL
Revista Caras
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
Revista Caras
do UOL
do UOL
do UOL
Disney Babble
Revista Caras
do UOL
do UOL
do UOL
RedeTV!
do UOL
do UOL
Chic
do UOL
do UOL
Topo