Beleza

Bela Gil substitui xampu por bicarbonato; dá para lavar cabelos sem espuma?

Reprodução/Instagram
Bela Gil contou que aderiu ao no poo Imagem: Reprodução/Instagram

Denise de Almeida

Do UOL, em São Paulo

18/03/2017 19h35

A culinarista Bela Gil contou neste sábado (18) nas suas redes sociais que tem trocado o uso de xampu e condicionador para tratar os cabelos com produtos que você provavelmente tem na cozinha: bicarbonato de sódio e vinagre.

Ela explica que dilui os ingredientes na água e aplica o bicarbonato como se fosse o xampu e o vinagre como condicionador. Essa é uma das formas de higienização do no poo, técnica que não utiliza nenhum xampu convencional, mas garante fios limpos e ainda mais saudáveis, sem o uso de nenhuma espuma.

Por que lavar o cabelo sem espuma?

Os xampus tradicionais contêm uma substância chamada lauril, um sulfato que é responsável por abrir as cutículas do fio e, consequentemente, tira parte da oleosidade natural do cabelo, que protege e dá o brilho e maciez.

"Com a agressão do dia a dia, usando sempre esse xampu, o cabelo começa a ficar frisado, mais quebradiço. No caso do cabelo cacheado, que já é naturalmente mais ressecado, esse problema é um pouco mais grave. A pessoa não tem definição, não consegue deixar aquele cacho com um volume bacana”, explica Barbara Giriotas, hair stylist do Floreal Salon.

Outro aspecto é que o ph dos xampus tradicionais é mais alcalino do que a pele. "A glândula sebácea acaba entendendo isso como se fosse uma agressão. Então ela vai produzir ainda mais oleosidade, porque ele precisa repor aquilo que é uma proteção. Já se você higieniza sem a espuma, respeitando o ph fisiólogico da pele, você não agride", conta a especialista.

Posso fazer como a Bela Gil?

Em sua publicação nas redes sócias, Bela Gil apontou as vantagens que tem notado utilizando bicarbonato e vinagre. "Cabelo macio, cachos definidos e muito brilho". Mas a técnica apontada por ela não é a única admitida na prática do no poo.

O nome no poo surgiu como um produto patenteado há 17 anos, em Nova York, criado por Lorraine Massey e Denis da Silva, com a marca Deva Curl. Com o tempo, o termo se popularizou e passou a ser usado como sinônimo de lavar o cabelo sem o xampu tradicional.

Hoje outras marcas de beleza também já oferecem diversos produtos específicos para esse tipo de limpeza. Em vez de lauril, os higienizantes contam com antisépticos naturais e não fazem espuma.

Quem pensa em aderir ao no poo tem que se lembrar de checar a embalagem de todos os produtos que usa nos cabelos. Se o creme de pentear ou finalizador possuir em sua composição parabenos, petrolatos e silicones em geral, o no poo não será eficiente. Isso porque eles formam uma espécie de capa no fio do cabelo, que vai se acumulando. "Toda vez que você usa ele deixa um resíduo, que não é solúvel em água", diz Barbara.

E o que acontece se usar um produto com silicone e tentar lavar com no poo? "O cabelo vai ficar pesado, com resíduo, e ela não vai conseguir higienizar corretamente", esclarece a especialista. Para estes casos, ela indica que se intercale dois métodos: no poo e low poo. Este último possui xampus de formulação mais leve, que agridem menos os fios do que os xampus tradicionais. "O low poo faz espuma e tem a capacidade de limpar os petrolatos e parabenos".

Fazer ou comprar?

Entre fazer a misturinha caseira de Bela Gil ou comprar um produto específico, Barbara Giriotas é taxativa. "Na tricologia, que é o estudo do cabelo, a gente não recomenda o que ela fez. Porque você não tem um controle microbiótico. Se uma pessoa já tem uma sensibilidade, ela pode estar exposta a micro-organismos, como fungos e bactérias".

Ela explica que se alguém higieniza o couro cabeludo, mas deixa o cabelo úmido durante algumas horas, gera um ambiente propício a bactérias. "A pessoa pode vir a ter dermatite, caspa. Por isso não recomendo misturar coisas em casa".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
Beleza e maternidade
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Erika Bronze
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
Da cor do Brasil
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo