Beleza

Novo tratamento com água termal hidrata cabelos e recupera couro cabeludo

Claudio Paulino/Divulgação
Gelo de água termal é usado em tratamento no Studio Tez, em São Paulo Imagem: Claudio Paulino/Divulgação

Andressa Zanandrea

Do UOL, em São Paulo

28/03/2017 04h00

Amplamente recomendada por dermatologistas, a água termal tem propriedades calmantes, hidratantes, antioxidantes, tonificantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias graças aos seus componentes e grau de pureza. Seu uso vai além da pele -- a nova onda é usá-la também nos cabelos e no couro cabeludo.

Os salões de beleza já oferecem tratamentos em que o produto, rico em minerais e oligoelementos, como cálcio, selênio e zinco, é usado. Nas prateleiras de farmácias e perfumarias, também é possível encontrar versões além das tradicionais, em aerossol: fabricantes de cosméticos já oferecem xampus, condicionadores e finalizadores com água termal na composição.

Os minerais e o pH alcalino ajudam na reestruturação e na hidratação dos fios. "As cutículas ficam mais fechadas, hidratadas e tonificadas. Quando se equilibra o pH, as células ficam mais íntegras e conectadas; os fios ficam reestruturados. Os minerais deixam os cabelos mais macios e fortalecidos", explica a dermatologista Aline Vieira.

Tratamento contra oleosidade e psoríase

O produto pode ser usado por qualquer pessoa, várias vezes ao dia, sem restrições e em qualquer tipo de cabelo, segundo a dermatologista Ana Carolina Mansur, da clínica Daia Venturieri, de São Paulo. Em alguns casos, a médica recomenda também as versões com enxofre. "São ótimas para tratar psoríase, seborreia e ajudar no controle da oleosidade", defende.

As dermatologistas ensinam diferentes formas de se usar a água termal pura: use diretamente nos fios, deixando-os secar naturalmente ou com ajuda do secador; misturado ao leave-in ou à máscara; na praia ou na piscina, antes de se expor ao sol, seguida de produto com filtro solar, e depois, para tirar o sal e o cloro; e nos cabelos secos, durante o dia, para domar o frizz.

O osmólogo Fernando Amaral, especialista em cosmética natural, tem outra dica: misturar água termal e argila -- encontradas em farmácias de manipulação --, formando uma pasta, e aplicá-la no couro cabeludo para desintoxicá-lo. "Deixe uns 15 minutos e depois lave bem. Isso ajuda a desintoxicar os resíduos de sebo ou químicos", indica.

Nos salões, a moda é gelo de água termal 

A tricologista Marcela Buchaim, idealizadora do Spa do Cabelo, no StudioTez, de São Paulo, criou o Hair's Thermal Shock. Nesse tratamento, os fios são aquecidos para a aplicação e penetração de ativos como aminoácidos, vitaminas e minerais, para melhorar a reparação da fibra capilar. Em seguida, ocorre um choque térmico com gelo de água termal: a temperatura de 30 graus cai para menos de 1 grau, para fechar a fibra e blindar os fios. O tratamento leva, em média, uma hora e custa R$ 390. “No choque térmico, a cutícula é fechada. O resultado é o brilho intenso”, explica.

No Rio de Janeiro, a terapeuta capilar Ana Paula Gomes, da Ophicina do Cabelo, usa água termal no Tratamento Hidrolipídico, que tem o objetivo de fortalecer e revitalizar os cabelos. "Ela entra na hora que está hidratando com a máscara, para encapar a fibra capilar. Depois do enxágue, coloco-a novamente para poder secar, para proteger do calor", diz. São usadas vitaminas e extratos naturais no procedimento, que leva 40 minutos e custa R$ 380.

 

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
Topo