Beleza

Quer ter cabelo colorido? Veja quanto custa e os cuidados para mantê-lo

Andressa Zanandrea

Do UOL, em São Paulo

09/04/2017 11h35

Fios coloridos, como os rosa de Fiorella Mattheis, são um dos principais hits de beleza do momento. Mas antes de se jogar nessa moda, é preciso saber que cabelos com cores fantasia requerem muita manutenção -- o que também significa mais investimento.

Naturalmente loira e acostumada a frequentar o cabeleireiro para fazer luzes duas ou três vezes por ano, Fiorella, de 29 anos, sentiu a mudança drástica na rotina: em 15 dias de fios rosa, a atriz fluminense teve de ir ao salão quatro vezes para retocar a cor. "Como vou ficar assim só até maio, quando tenho de voltar a ficar loira, não quis descolorir os fios. O [cabeleireiro] Marcos Padilha fez mais luzes e diluiu o pigmento no creme, então despigmenta muito rápido", conta.

Em casa, a atriz se tornou adepta da dupla protetor térmico e secador de cabelo, itens que antes não faziam parte do seu arsenal diário de beleza. "Minha rotina mudou muito. Agora tenho de tomar mais cuidado todos os dias. Mas é bom mudar", diz a atriz.

Prepare o bolso

Nos salões, os tons mais pedidos são rosa, lilás e verde água. Além de superestilosos, os cabelos coloridos são caros: para chegar ao resultado, normalmente é preciso fazer os processos de descoloração e coloração. Segundo a hairstylist Natieli Coghi, do Criar by Fabinho Araújo, de São Paulo, o gasto inicial seria a partir de R$ 600 no salão, sem contar o investimento em produtos para a manutenção em casa.

Invista em produtos para cabelos coloridos

Os cabeleireiros recomendam o uso de produtos para cabelo colorido -- há, inclusive, linhas específicas para cada cor fantasia. "Usar máscaras coloridas é importante, pois ela prolonga e retoca a cor, devolve nutrientes e ainda promove o brilho. Elas prolongam a cor por mais tempo, evitando que precise voltar ao salão para o retoque frequente", explica Rodrigo Cintra, hairstylist do Studio W Iguatemi, apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT.

Não lave o cabelo todo dia

Lavar os fios diariamente ajuda a desbotá-los mais rápido. Além disso, Cintra diz que deve-se evitar água quente, que desbota mais a cor. Não tomar sol sem filtro solar, ele também é um grande vilão para essa coloração durar mais. Evite usar xampu antirresíduos.

Troque o condicionador pela máscara e use protetor térmico

Por conta da descoloração, o cabelo fica ressecado. "Quanto mais escuro, maior o ressecamento e os danos. Vale substituir o condicionador pela máscara para potencializar a hidratação", explica Natieli Coghi. Além disso, é imprescindível intensificar o tratamento com protetor térmico antes de usar secador, babyliss ou chapinha nos fios -- fontes de calor podem danificar e desbotar os fios, segundo Cintra.

Idas ao cabeleireiro são mais frequentes

Normalmente, são recomendados retoques mensais, no caso de cabelos previamente descoloridos. "O retoque sai mais barato, a partir de R$ 350", diz Natieli. Em alguns casos, segundo Rodrigo Cintra, são recomendados retoques quinzenais.

Tirar a cor depois dá trabalho

Para tirar, é preciso remover o pigmento fantasia com uma decapagem -- que é um processo de descoloração mais suave. Esses processos podem deixar os cabelos ressecados e sensíveis. "Nos tons mais frios, a agressão é maior, porque precisa descolorir mais", ensina Rodrigo Cintra.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Tudo Beleza
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
Beleza
Topo