Beleza

Pai de Sophie Charlotte é cabeleireiro e cria looks de personagens da atriz

Mauricio Fidalgo/TV Globo
Sophie com o corte de cabelo que usará em "Os Dias Eram Assim" Imagem: Mauricio Fidalgo/TV Globo

Vanessa Barros

Colaboração para o UOL

12/04/2017 04h00

Sempre que estreia em uma novela, Sophie Charlotte rouba a cena com o visual de suas personagens. A atriz já foi loira, morena, ostentou longos cachos e radicalizou com um corte "joãozinho". Agora, para viver Alice, a protagonista de "Os Dias Eram Assim" - série que ocupará a faixa das 23h da Globo, a partir do dia 17 - ela ganhou megahair e franjinha inspirada na francesa Jane Birkin.

Todas essas mudanças de look foram assinadas pelo mesmo cabeleireiro a quem Sophie é fiel: Mário Silva, pai da atriz. "Quem define o conceito do visual das personagens é a equipe de caracterização da Globo. Eu sou o mão de ferro: vou lá e executo", conta, orgulhoso.
 
Mário consegue identificar seu próprio trabalho nas ruas e fica surpreso em ver como as personagens da filha influenciam a moda. Segundo ele, o corte "joãozinho" de Sophie, feito para a série 'O Rebu' (2014), foi o mais marcante até hoje. "O [diretor José Luiz] Villamarim queria a Sophie de cabelo curtinho para a personagem, o que foi maravilhoso. E a moda mudou! Antes quase ninguém cortava o cabelo daquele jeito, depois,as mulheres começaram a copiar", analisa o hair stylist.
 
Todas querem ser Sophie
Antes mesmo de a nova trama começar, os cabelos longos, a franja espessa e o castanho claro exibido pela atriz nas chamadas da emissora já viraram referência para as clientes do salão de Mário, o Esmell, no Leblon. Assim acontece desde o início da carreira de Sophie, na temporada 2007 de "Malhação", quando ela surgiu linda, com os fios longos e levemente repicado nas pontas. 
 
Em "Os Dias Era Assim", a atriz viverá Alice Sampaio, uma fotógrafa movida pelo amor e pelo inconformismo com a situação do país e os padrões sociais da década de 70. Para ajudar a contar a história desta mocinha, Rubens Libório, caracterizador da Globo, optou por dar um cabelão à personagem. "Nos anos 70 usava-se cabelos muito curtos, como o da Elis Regina. Mas como a personagem dela é uma heroína, optamos por fios alongados", conta Mário.
 
O cabeleireiro explica que a inspiração em Jane Birkin foi ideia de Sophie. A cantora e atriz francesa, musa e parceira de Serge Gainsbourg,foi uma das referências de moda e comportamento na Europa na década de 70, e virou até nome de bolsa da grife Hermès. "Minha filha queria um visual muito natural como o dela, com poucas mechas." 
 
Acostumado a ver Sophie lançar moda, Mário aposta que desta vez é franja vai fazer a cabeça de muitas mulheres. "Não tem muito corte no comprimento, que está com megahair. O negócio dessa vez é a franja e a cor também.” O tom castanho natural escolhido para a personagem se justifica no contexto da história: ele lembra que, embora os salões já fizessem luzes na época usando touca e agulha, os cabelos iluminados de muitas jovens eram fruto do sol ou de parafina.
 
 
 
Criação alemã
 
Mário é paraense e tem cerca de 30 anos de profissão. Na década de 80, ele viajou para Hamburgo, onde conheceu a mãe da atriz, a bióloga Renate Elizabeth Charlotte Wolf, com quem se casou. Na Alemanha, como cabeleireiro, Mário começou a trabalhar com moda, cinema e televisão. Até os seis anos, Sophie foi criada no país.
 
Com a agenda cheia, "graças a Deus", segundo ele, Mário está pronto para compartilhar com suas clientes o talento que ele usa para criar os cobiçados looks de Sophie. 
 
Cientes de que o hair stylist é pai da moça, muitas delas vão direto à fonte quando querem ficar parecidas com a atriz: “Hoje mesmo entrou uma garota querendo o cabelo de 'O Rebu'. Hoje, três anos depois de a série ter ido ao ar!”, comemora.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
Redação
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
Topo