Pele

Esquentar maquiagem para "inventar" produtos novos, está liberado?

Reprodução/Instagram
No Instagram, blogueira esquenta batom quebrado com vela Imagem: Reprodução/Instagram

Thamires Andrade

Do UOL

23/04/2017 04h00

Muitas youtubers que fazem tutoriais de maquiagem têm apostado no isqueiro e na vela para “criar” novos produtinhos de beleza e até para facilitar a aplicação de alguns produtos, como bases em bastão e cílios postiços. Mas essas artimanhas são permitidas do ponto de vista da saúde? Não. De acordo com dermatologistas ouvidos pelo UOL, essas misturinhas e "adaptações criativas" podem causar problemas para a pele e, por isso, devem ser evitadas.

“Quando esquentamos um produto, suas características físico-químicas originais são alteradas, até a validade da maquiagem pode ser modificada ao esquentá-la. É preciso ter cautela”, afirma Thais Sakuma, assessora do Departamento de Cosmiatria da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

De acordo com Claudio Wulkan, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, as reações do produto na pele são imprevisíveis, já que o fabricante só fez testes dermatológicos em sua condição natural.

“A marca não fez um teste de como o batom fica ao virar de sólido para pastoso, por exemplo. A alteração das condições físico-químicas do produto pode gerar vários processos alérgicos ou irritativos, como as dermatites de contato”, explica Wulkan.

Segundo Thais, as dermatites causam irritações na pele e podem aparecer imediatamente após a aplicação do produto ou em até 48 horas. “Tudo depende da pele. Tem pessoas que já são mais sensíveis e sucessíveis a irritações e alergias”, explica.

Resolveu usar o isqueiro para algum desses truques e sentiu algum incômodo? Wulkan indica remover o produto imediatamente e, se a alergia for leve, esperar por uma resolução espontânea. “No entanto, se for algo intenso, é preciso buscar um dermatologista para avaliar se é só um processo alérgico ou se houve alguma inflamação. Às vezes, a coceira facilita o processo inflamatório, então, o médico será capaz de avaliar isso”, diz.

Outro risco existente, segundo Thais, é o de queimaduras, principalmente nos casos de quem esquenta a cola dos cílios postiços para facilitar sua aplicação nas pálpebras.

Ainda que Wulkan reconheça que o risco desses problemas acontecerem não é muito grande, como dermatologista, ele não recomenda esses truques. “Pode não acontecer nada e a brincadeira de transformar a maquiagem com o isqueiro ser divertida. No entanto, o risco deve ser levado em consideração na hora da experiência e eu, como dermatologista, recomendo que não seja feito”, diz.

 

Face: @farsalicare 24K Rose Gold Elixir to give my skin a dewy glowy finish Eyes: @shopvioletvoss Holy Grail Palette Liner: @lorealprolevant Gel Liner Face: @maybelline Fit Me foundation Highlight and contour: @maybelline Fit me Concealer and @anastasiabeverlyhills Stick foundation in earth Highlight: @anastasiabeverlyhills So Hollywood Brows: @anastasiabeverlyhills #dipbrow in Dark Brown #anastasiabrows Lashes: @hudabeauty @shophudabeauty Sasha lashes #hudabeauty Lips: @hudabeauty @shophudabeauty Venus all over and did an ombre using Trophy wife! #shophudabeauty ??Guys I heated the glue on the band of the lashes so that it dries quicker, personally I wouldn't advise you to do it because you can burn yourself and ruin your lashes, tried it for the sake of instagram @fakeupfix @wakeupandmakeup @makeuptutorialsx0x @cakefaceconfession0fficial @makeup__videos_ @allmodernmakeup @glamvids @makeupartists_worldwide @makeupvideosdailyx @vegas_nay @brian_champagne #shimycatsmua @shimycatsmua #alyakattan #monakattan

A post shared by Beauty By Lea HD (@leadandachi)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Revista Caras
do UOL
Revista Caras
Revista Caras
Band Terra Viva
do UOL
Revista Caras
do UOL
do UOL
Beleza
Harper's Bazaar
Folha de S. Paulo
Harper's Bazaar
Harper's Bazaar
Disney Babble
Beleza
Beleza
do UOL
Harper's Bazaar
BBC
Beleza
Harper's Bazaar
Harper's Bazaar
Beleza
Harper's Bazaar Brasil
Topo