Topo

Cabelo natural é tendência: coque úmido e outros truques dispensam secador

Divulgação
Imagem: Divulgação

Debora Lublisnki

Colaboração para o UOL

29/05/2017 04h00

Naturalidade é, sem dúvida, a tendência mais apontada pelos cabeleireiros badalados. Isso significa que os fios lisos, chapados, assim como os cachos perfeitamente anelados, conquistados com o babyliss, estão com os dias contados. A palavra de ordem agora é valorizar a textura natural do seu cabelo, seja ele liso, ondulado ou crespo.

"É cada vez maior o número de mulheres, especialmente as mais jovens, que chegam ao salão pedindo sugestões para explorar melhor a ondulação do próprio cabelo", diz Rodrigo Cintra, hairstylist do Studio W, em São Paulo, e apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT.

Existem bons truques para o conquistar um look moderno sem precisar usar secador ou chapinha. A proposta é ter um visual mais descolado, com ondas displicentes, mas ainda assim arrumado -- ou seja, sem volume em excesso e sem frizz. Como? Siga os oito passos abaixo:

1. Corte com frequência

O cabelo muito longo precisa de mais cuidado, pois costuma ter pontas ressecadas, que arrepiam com facilidade. Além disso, o fio reto deixa o visual pesado e, por isso, "pede" secador e escova. "Já os cortes repicados garantem movimento e textura e ajudam a resolver a vida da mulher em casa", acredita Cintra. Para os lisos, ele sugere camadas para dar leveza e volume. Para os crespos, um desfiado por dentro das mechas evita o efeito pirâmide, aquela aparência triangular, que costuma armar.

2. Use o xampu correto

A lavagem também interfere no resultado. Xampus muito hidratantes, geralmente mais cremosos e perolados, tiram o volume e o frizz. Já os mais detergentes, que costumam ser transparentes, ajudam a levantar a raiz e dar mais volume aos fios fininhos. Quem deseja controle de volume, mas tem a raiz oleosa, que fica "colada" na cabeça, pode fazer uma misturinha: usar o xampu hidratante no comprimento, da orelha para baixo, e o outro na raiz.

3. Acerte no leave-in

O finalizador é essencial para o cabelo ficar do jeitinho que você quer. "Cabelo grosso combina com finalizadores em creme. E os fios fininhos precisam de uma textura mais fluida, como os produtos em spray", sugere Ulisses Sj, cabeleireiro do E.A. Creative Salon, em São Paulo. Fique atenta à quantidade -- o tamanho de uma moeda de 1 real para fios longos é o suficiente -- e na forma de aplicar: espalhe o produto nas mãos e, com os dedos abertos, vá penteando as mechas do comprimento. Quando sobrar apenas um restinho na palma das mãos, passe levemente na raiz.

4. Prenda os fios úmidos num coque

O efeito ondulado, que valoriza a textura dos fios, pode ser conquistado de forma simples. "Com o cabelo ainda úmido, faça coques de diversas formas. Cada tipo de amarração vai garantir um efeito quando o cabelo secar", explica Wagner Macedo, cabeleireiro da Redken. Exemplos: o coque no alto da cabeça dá mais volume na raiz e uma maior ondulação. O coque próximo da nuca permite que a raiz fique mais baixa e lisa e a ondulação mais suave. Também é possível fazer dois coques na lateral ou até quatro (dois na frente e dois atrás) para um ondulado bem marcado, supersexy. Quem tem cabelo crespo deve recorrer a vários pequenos coques, definindo melhor os cachos. Depois de secos, solte-os e pronto!

5. Faça tranças

Outra forma de dar forma aos fios sem usar o secador é recorrer às tranças. "Se amarradas de forma soltinha, elas vão deixar o cabelo ondulado, um resultado muito parecido com o efeito do coque", fala Wagner. Mais apertadas, garantem um visual frisado supermoderno, com ondas bem marcadas. É bacana fazer a trança apertada da orelha para baixo. Dessa forma você mantém a raiz mais natural.

6. Use grampinhos para alisar

As adeptas da escova para controlar o volume da raiz podem usar o truque dos grampinhos no lugar do secador. Separe e puxe para trás diversas mechas finas no topo da cabeça. Prenda com um grampo cada uma delas. Espere secar (enquanto se arruma, por exemplo) e solte: os fios vão estar mais lisos e controlados.

7. Dome o frizz com uma tiara

Se o que incomoda são os arrepiados próximos à testa, geralmente aqueles fios mais curtinhos que acabaram de nascer, vale recorrer a uma tiara. Pode ser uma tradicional ou um modelo que tenha "dentes" e penteia os fios para trás. Coloque a tiara com o cabelo ainda úmido e mantenha-a mais perto da raiz (e não no meio da cabeça). Quando os fios estiverem secos, pode tirá-la e conferir se o frizz deu trégua.

8. Invista nos bobes

"O acessório dos tempos da vovó anda meio esquecido, mas é ótimo para modelar os fios sem o uso do calor", lembra Ulisses SJ. Use os modelos com velcro, mais fáceis de serem enrolados nas mechas, de tamanho médio a grande, que garantem ondas mais suaves e soltas. Fique atenta ao sentido e à posição do giro: nas laterais coloque os bobes na vertical para dar um caimento natural. No topo da cabeça, enrole o bobe na horizontal e para frente, se quiser um efeito mais liso, e para trás, caso prefira mais volume na raiz.