Topo

Cabelo fica viciado? Saiba por que produtos parecem não funcionar mais

Getty Images
Imagem: Getty Images

Caroline Sarmento

Colaboração para o UOL

17/06/2017 04h00

Já ouviu aquele papo de que os cabelos viciaram em um tratamento ou produto e o que era incrível passou a não surtir mais efeito? Saiba que isso é mito. O que realmente acontece é que os cremes, condicionadores ou xampus suprem a necessidades dos fios e, desta forma, passam a sensação de que não estão agindo mais.

Segundo o hairstylist e colorista Angelo Marx, os produtos para cabelos são como remédios. Quando uma pessoa está com os cabelos muito oleosos, por exemplo, é necessário diminuir o excesso de oleosidade. Com o passar do tempo, esses fios ficam tratados, equilibrados e, no dia a dia, aparentam não "reagir" mais aos efeitos dos produtos. 

Resumindo: o efeito do produto que você comprou foi atingido e aquele ritual já não tem mais utilidade.

"Eu brinco que, como nas academias, é importante ter o 'Dia do Lixo'. Pelo menos uma vez na semana, indico usar um xampu bem simples para cabelos normais. Desta forma, elas sentem a diferença do toque e na lavagem do fio e veem a importância de usar um produto específico para cada tipo de cabelo”, indica Marx.

A especialista em cosmetologia Ana Carolina Rubieri conta ainda que é por isso que os cabeleireiros indicam vários produtos ao longo dos tratamentos. “Feito um tratamento, logo você precisará de um outro para um segundo passo, como se fossem algumas etapas a serem construídas. Por isso, é necessário procurar por um profissional qualificado, que saberá utilizar os produtos corretos para todas as necessidades”, afirma.

Por que meu cabelo não reage?

Outra preocupação são os cabelos que aparentemente não reagem a nenhum tipo de produto. De acordo com o cabeleireiro Felipe Gomes, neste caso, os fios podem ter sido sobrecarregados por químicas, como relaxamento ou coloração em excesso, e podem estar profundamente danificados. Se esta for sua situação, o ideal é investir em xampus antirresíduos. "O cabelo pode 'zerar' e receber o tratamento necessário", aponta Gomes. Quem tem cabelos descoloridos precisa ainda estar atento, já que esse tipo de fio necessita de mais nutrição e reconstrução.

Outra razão para não ver resultado no tratamento capilar é estar usando o produto errado. Ana Carolina e Marx apontam que, muitas vezes, o cabelo pode estar recebendo um tipo de produto que não é indicado para o problema que precisa ser tratado.

"Assim como os remédios, os produtos também precisam ter uma dosagem no uso, para não sobrecarregar. Se você usa um produto para reconstrução em um cabelo que já está em uma saúde boa, é provável que ele fique mais rígido. Se ele é oleoso e recebe mais óleo, o resultado é ter mais gordura no fio, e assim por diante", explica Ana Carolina.

O ideal é procurar um profissional e ficar atento às escolhas dos produtos. Normalmente, os profissionais vão sugerir uma mesma "família" de produtos, como explica Angelo. "Todas as marcas estudam e desenvolvem produtos, depois de muita análise, para oferecerem soluções direcionadas a cada País de atuação, para cada região e para cada público específico. As empresas estudam as etnias e as culturas para trazerem lançamentos. Por isso, procure sempre um cabeleireiro que vá saber deste histórico e dará um diagnóstico ideal".