Topo

Ana Hickmann sofre com queda severa de cabelo por estresse pós-traumático

Ana Hickmann faz tratamento com  laser de CO2 fracionado - Reprodução/Youtube
Ana Hickmann faz tratamento com laser de CO2 fracionado Imagem: Reprodução/Youtube

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

26/06/2017 19h02

Desde dezembro, Ana Hickmann está fazendo um tratamento capilar, por conta de uma forte queda dos fios, relacionada ao estresse pós-traumático que passou em maio do ano passado, quando um homem armado invadiu o quarto de hotel em que estava hospedada. Ele foi morto pelo cunhado da apresentadora.

"Quem chamou a minha atenção foi o meu cabeleireiro, que reparou que (meu cabelo) estava ficando ralo. Disse: "Você tem uns machucadinhos na cabeça e não está legal", explica Ana, em um vídeo feito para o seu canal no YouTube.

Após pesquisar por sugestões de como tratar o problema, ela procurou a ajuda de uma especialista no assunto, a médica Ana Carina Junqueira. "A dica dessa tricologista--especializada no diagnóstico e cura de doenças do cabelo e do couro cabeludo--veio da minha cunhada, que por acaso passou junto comigo todo o drama (do sequestro)", conta.

Ana explica que fez todos os exames necessários para avaliar sua parte hormonal, física e alimentar, mas, segundo ela, estava tudo impecável. "Aí a doutora explicou que existe algo que faz parte da vida de todos hoje em dia, que é o estresse. No meu caso, aconteceram outros fatores (como o sequestro) que mexem demais com o corpo da gente, de uma forma ou outra".

"Ano que vem é outra história"

Ana Hickmann toma 40 picadas de injeção no couro cabeludo. - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Ana Hickmann toma 40 picadas de injeção no couro cabeludo.
Imagem: Reprodução/Youtube

A médica aplica um laser de CO2 fracionado com sistema de drug delivery, além de injeções no couro cabeludo para tentar alterar o ciclo do cabelo. Elas contêm vitaminas, aminoácidos, minerais e bloqueadores hormonais, como a finasterida. "Quem quer ter neném não pode usar esse remédio. Como esse ano eu não quero, estou com todo esse gás, fazendo (o tratamento) a cada 15 dias. Um intensivão", ressalta a apresentadora, antes de completar: "Mas só para esse ano, ano que vem é outra história, outra conversa."

Ana Hickmann diz que, se não tivesse começado o tratamento logo, muito provavelmente já estaria com buracos na cabeça. Os resultados de tanto empenho, inclusive, já apareceram. "A queda de cabelo parou completamente dois meses depois do início do tratamento e agora estou começando a perceber fios novos nascendo", diz a apresentadora.

Estresse é o vilão

A situação traumática pela qual passou Ana Hickmann aconteceu em maio de 2016, mas a queda dos fios se acentuou mesmo entre novembro e dezembro do mesmo ano, que foi quando ela procurou ajuda médica.

Marcela Buchaim, que é farmacêutica especializada em tricologia capilar, explica que essa demora no surgimento dos sintomas é comum. "O estresse causa queda de cabelo por conta do aumento no nível do cortisol e da adrenalina, e meses após o ocorrido você pode sentir essa perda", diz.

Segundo a especialista, quem passa por um momento estressante precisa procurar uma atividade para liberar esse cortisol e passar a produzir endorfina, que é o hormônio do prazer.

Dá para fazer isso por meio de atividades físicas que tragam prazer, como caminhadas, corridas ou algo aeróbico, além de se alimentar de forma saudável e não perder uma boa noite de sono. "Dá para tratar no consultório, mas é importante evitar que o estresse seja um círculo vicioso na vida da pessoa", ressalta Marcela.