Topo

Cabeleireiro de Karina Bacchi conta como ela mantém fios loiros na gravidez

Karina Bacchi mostra lembrancinhas do chá de bebê do primeiro filho - Reprodução/Instagram
Karina Bacchi mostra lembrancinhas do chá de bebê do primeiro filho Imagem: Reprodução/Instagram

Mariana Bueno

Colaboração para o UOL

26/06/2017 04h00

Grávida do primeiro filho, Karina Bacchi vem mantendo os fios loiríssimos mesmo durante a gestação. Seu cabeleireiro, Fabinho Araújo, conta que ela só fez o retoque depois dos três meses e com a autorização da médica. “Para qualquer cliente grávida eu sempre peço autorização por escrito do médico antes de fazer a química”, diz.

A exigência do profissional segue as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que determinam que gestantes só podem fazer uso de tinturas e descolorantes a partir do terceiro mês de gravidez e devem optar pelos produtos sem amônia na composição. Antes do terceiro mês, os shampoos tonalizantes são liberados.

Reflexos com mechas largas

Fabinho explica que o método usado nos cabelos de Karina Bacchi são os reflexos, com mechas mais largas. “Sempre deixo a distância de um dedo da raiz para ter a certeza de que o produto não vai encostar”, explica.

A manutenção é feita a cada 90 dias e os cuidados são os mesmos para qualquer cabelo com química: hidratar sempre para manter o fio loiro bem protegido e com brilho por mais tempo.

Tintura de cabelo para grávidas

Para o cabeleireiro Vitor Avanti, do Carpe Barra, no Rio de Janeiro, depois de passado o período inicial, é possível buscar novas formas de manter o tom claro dos fios durante a gestação. “O retoque do cabelo pode ser feito de diversas formas e talvez essa seja a hora ideal para considerar uma mudança do loiro”, explica.

Mas, antes de se submeter a qualquer procedimento, a gestante deve consultar seu médico para saber as recomendações, que variam em cada caso. “A maioria dos obstetras libera que sejam feitas mechas e luzes, métodos que não tocam o couro cabeludo, o que diminui a absorção de químicos contidos nos produtos de beleza”, afirma.

Outra dica é procurar um cabeleireiro assim que começar a tentar engravidar, para buscar técnicas que façam o loiro se manter estável por mais tempo. Dessa forma é possível passar pelos primeiros momentos de gestação quase sem notar que necessita retocar o cabelo.