Beleza

Sua pele fica detonada no inverno? Tomar menos banho está entre as soluções

Getty Images
Imagem: Getty Images

Mariana Bueno

Colaboração para o UOL

30/06/2017 04h00

Tempo seco, ventos e temperaturas baixas fazem com que a pele sofra no inverno. É comum que, com a diminuição na transpiração corporal, a pele fique ressecada, avermelhada, com rachaduras e pode até mesmo começar a descamar ou apresentar alergias. Na presença desses problemas, é importante buscar um dermatologista. No entanto, é possível prevenir os dramas típicos da estação fria com os cuidados abaixo.

1 – Evite banhos muito quentes

A água quente acentua o desequilíbrio da camada de proteção que ajuda na oleosidade natural da pele e suavidade. A dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro, explica que banhos assim podem deixá-la mais ressecada e sem brilho, facilitando a formação de dermatites. “A água quente provoca também uma dilatação dos poros e pode desencadear uma urticária temporária, por isso é comum algumas pessoas sentirem coceiras após o banho”, explica.

2 – Tome menos banhos e maneire no sabonete

O excesso de banho (mais de um por dia) também interfere na proteção da pele - e o uso de sabonete também. O produto pode prejudicar o equilíbrio natural da pele que forma a camada protetora. “Quando se toma banho com sabonete várias vezes ao dia, a proteção acaba sendo reduzida ou removida, ressecando a pele e facilitando a formação de fungos”, afirma. Se for tomar mais de um banho por dia, o ideal é usar o sabonete apenas nas axilas e região íntima.

3 – Não faça esfoliações

Tanto os produtos específicos para esfoliar a pele como o simples uso da bucha podem acabar com a suavidade da pele se usados diariamente. A indicação da bucha é apenas para os pés e as axilas.

4 – Hidrate muito a pele

Como a pele tende a ficar muito ressecada depois do banho, especialmente com água quente, a hidratação deve ser imediata. Além disso, o hidratante pode e deve ser reaplicado durante o dia, dando preferência aos que contém na fórmula semente de uva (ela ajuda na formação do com o colágeno, mantendo a elasticidade da pele), ureia (alto poder hidratante), vitamina C (excelente rejuvenescedor que atua na produção do colágeno e elastina) e lactato de amônio (atenua o ressecamento da pele possibilitando a recuperação da umidade natural).

5 – Use hidratantes labiais

Eles previnem as rachaduras nos lábios que às vezes chegam até a doer. A dica é escolher um hidratante labial que tenha também filtro solar. Existem muitos com cor que também podem substituir os batons.

6 – Prefira produtos oil-free para o rosto

Os hidratantes podem obstruir os poros e, com isso, induzir a formação de cravos e espinhas. Por isso a melhor opção para o rosto são os produtos não oleosos.

7 – Aplique filtro solar diariamente

No inverno o ângulo do sol muda, mas os raios ultravioleta continuam existindo e podem causar os mesmos “estragos” do verão. Por isso é importante continuar usando filtro solar durante o dia, independente da temperatura.

8 – Beba muita água

A água é o melhor hidratante natural e a recomendação é de pelo menos dois litros por dia. “Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante o inverno, uma dica: ingerir chás claros ou de frutas. Assim, o consumo se torna mais prazeroso”, diz a dermatologista Betina Stefanello, da Clínica Les Peaux, no Rio de Janeiro.

9 – Alimente-se corretamente

A alimentação também é uma aliada da saúde da pele. Segundo a dermatologista Betina Stefanello, o ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento. “Alguns exemplos são as frutas ricas em vitamina C (morango, laranja, mexerica, limão e cereja), vegetais (brócolis, repolho e cenoura), alimentos ricos em vitamina E (castanhas, nozes e amêndoas) e também a soja, que melhora a elasticidade”, finaliza.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
ANSA
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
Topo