Topo

Sua pele fica detonada no inverno? Tomar menos banho está entre as soluções

Getty Images
Imagem: Getty Images

Mariana Bueno

Colaboração para o UOL

30/06/2017 04h00

Tempo seco, ventos e temperaturas baixas fazem com que a pele sofra no inverno. É comum que, com a diminuição na transpiração corporal, a pele fique ressecada, avermelhada, com rachaduras e pode até mesmo começar a descamar ou apresentar alergias. Na presença desses problemas, é importante buscar um dermatologista. No entanto, é possível prevenir os dramas típicos da estação fria com os cuidados abaixo.

1 – Evite banhos muito quentes

A água quente acentua o desequilíbrio da camada de proteção que ajuda na oleosidade natural da pele e suavidade. A dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro, explica que banhos assim podem deixá-la mais ressecada e sem brilho, facilitando a formação de dermatites. “A água quente provoca também uma dilatação dos poros e pode desencadear uma urticária temporária, por isso é comum algumas pessoas sentirem coceiras após o banho”, explica.

2 – Tome menos banhos e maneire no sabonete

O excesso de banho (mais de um por dia) também interfere na proteção da pele - e o uso de sabonete também. O produto pode prejudicar o equilíbrio natural da pele que forma a camada protetora. “Quando se toma banho com sabonete várias vezes ao dia, a proteção acaba sendo reduzida ou removida, ressecando a pele e facilitando a formação de fungos”, afirma. Se for tomar mais de um banho por dia, o ideal é usar o sabonete apenas nas axilas e região íntima.

3 – Não faça esfoliações

Tanto os produtos específicos para esfoliar a pele como o simples uso da bucha podem acabar com a suavidade da pele se usados diariamente. A indicação da bucha é apenas para os pés e as axilas.

4 – Hidrate muito a pele

Como a pele tende a ficar muito ressecada depois do banho, especialmente com água quente, a hidratação deve ser imediata. Além disso, o hidratante pode e deve ser reaplicado durante o dia, dando preferência aos que contém na fórmula semente de uva (ela ajuda na formação do com o colágeno, mantendo a elasticidade da pele), ureia (alto poder hidratante), vitamina C (excelente rejuvenescedor que atua na produção do colágeno e elastina) e lactato de amônio (atenua o ressecamento da pele possibilitando a recuperação da umidade natural).

5 – Use hidratantes labiais

Eles previnem as rachaduras nos lábios que às vezes chegam até a doer. A dica é escolher um hidratante labial que tenha também filtro solar. Existem muitos com cor que também podem substituir os batons.

6 – Prefira produtos oil-free para o rosto

Os hidratantes podem obstruir os poros e, com isso, induzir a formação de cravos e espinhas. Por isso a melhor opção para o rosto são os produtos não oleosos.

7 – Aplique filtro solar diariamente

No inverno o ângulo do sol muda, mas os raios ultravioleta continuam existindo e podem causar os mesmos “estragos” do verão. Por isso é importante continuar usando filtro solar durante o dia, independente da temperatura.

8 – Beba muita água

A água é o melhor hidratante natural e a recomendação é de pelo menos dois litros por dia. “Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante o inverno, uma dica: ingerir chás claros ou de frutas. Assim, o consumo se torna mais prazeroso”, diz a dermatologista Betina Stefanello, da Clínica Les Peaux, no Rio de Janeiro.

9 – Alimente-se corretamente

A alimentação também é uma aliada da saúde da pele. Segundo a dermatologista Betina Stefanello, o ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento. “Alguns exemplos são as frutas ricas em vitamina C (morango, laranja, mexerica, limão e cereja), vegetais (brócolis, repolho e cenoura), alimentos ricos em vitamina E (castanhas, nozes e amêndoas) e também a soja, que melhora a elasticidade”, finaliza.