Topo

Ginástica facial previne rugas, flacidez e não custa nada! Aprenda a fazer

Do UOL, em São Paulo

06/07/2017 12h34

As tensões do dia a dia e, claro, a idade trazem marcas e rugas para o rosto. Mas não são só tratamentos caríssimos que podem ajudar a manter a pele firme e saudável. A ginástica facial ajuda a prevenir o envelhecimento e tonifica os músculos da face. Segundo Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, a prática é um "lifting natural" e evita procedimentos mais invasivos como botox e preenchimento.

Existem diversos tipos de exercícios e, no vídeo acima, mostramos como trabalhar as maçãs do rosto, boca, nariz, pálpebras e relaxar o músculo masseter, do maxilar, que, quando tensionado, provoca, além de linhas de expressão, o bruxismo. 

"A ginástica trabalha a circulação, que melhora a oxigenação, nutre, devolve a vitalidade e estimula a produção de colágeno. Com a pele nutrida, as rugas somem", fala a especialista, que cuida da pele da modelo Izabel Goulart, da blogueira Lala Rudge, das atrizes Cléo Pires, Mariana Ximenes, entre outras.

Roseli recomenda que os exercícios sejam feitos antes de dormir, pois ajudam a relaxar e tirar as travas de cansaço. Não há restrições de idade ou contraindicações. Porém, antes de se aventurar, hidrate bem a região. "A pele seca pode quebrar e vincar com os movimentos".