Beleza

Do tempo da vó: mulheres dividem truques de beleza que continuam infalíveis

iStock
Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

16/07/2017 04h00

Quem não tem uma dica valiosa de beleza que herdou da avó? Conversamos com mulheres que compartilham aqui segredinhos passados de geração em geração:

Talco para o tirar brilho

Para eliminar a oleosidade, a assessora de imprensa Caroline Devidé, 29, aplica talco antes da maquiagem. "Além disso, minha avó passava produtos no rosto com o dedo anelar, porque é o dedo mais leve da mão, e tirava o excesso de make com fralda de pano. Faço igual", conta.

Esfoliante de mel com fubá

A dica da designer de interiores Adriana Duarte, 43, é misturar um pouco de mel com fubá, até formar um creminho, para esfoliar o rosto e deixá-lo macio. "Se ficar muito grosso, é só molhar a mão e passar no rosto. Depois é só lavar com sabonete e hidratar", explica ela, que repete o ritual a cada 15 dias.

Lifting com clara de ovo

O truque é seguido por muitas mulheres para um efeito lifting, mesmo que momentâneo. "Bato a clara, aplico no rosto e deixo até secar e começar a repuxar", explica a advogada Fran Tumiate, 41, que faz isso uma vez por semana.

Esfoliação com borra de café

Pegue o pó de café que sobrou no coador e espalhe pelo rosto, em movimentos circulares, e também massageie as mãos. Pronto! A esfoliação é supereficiente, segundo a empreendedora Suzane Frutuoso, 38. No rosto, vale fazer mensalmente. Nas mãos, uma vez por semana. "Minha vozinha, que me ensinou, era sábia", elogia.

Coalhada para rejuvenescer

A professora Sofia Abu Nejem, 50, guarda os ensinamentos que recebeu quando era adolescente na Jordânia. "No Oriente Médio, é costume passar coalhada no rosto, esperar secar e depois lavar com água gelada para hidratar e rejuvenescer", revela.

Água de arroz para clarear a pele

Para deixar a pele mais clara e macia, o segredo da administradora Carol Godoy, 35, é aplicar a pasta que se forma na água usada para lavar o arroz. "Separo a primeira água e deixo descansar até surgir uma pasta no fundo do pote. Às vezes, coloco na geladeira. Escorro o excesso de líquido e passo essa pasta no rosto. Ela é bem molinha inicialmente. Depois de seca, lavo o rosto para tirar", diz.

Leite para deixar o cabelo macio

A jornalista Bete Monta, 50, conheceu essa técnica quando criança. "Íamos para a praia e, quando voltávamos, minha avó fazia isso para ajudar a desembaraçar os cabelos. A gente ficava no sol, esperando secar, e depois lavava normalmente. O cheiro é péssimo, mas os fios ficam fofos mesmo", relata.

Camomila para fios mais loiros

"Depois do xampu e do condicionador, jogue o chá, sem enxaguar. Tem que ser em dia bem ensolarado, para secar ao sol", indica a gestora Amanda Figueiredo, 30. A mesma tática é adotada por Mariana Prado Zanon, 26, da área comercial. "Faço até hoje quando vou para a praia. Uso um borrifador. Deixa o cabelo loiro muito brilhante e com mechas mais claras. Fica cabelo de verão", brinca.

Casca de cebola para destacar o ruivo

"Faça o chá com um litro de água e casca de umas três cebolas, ferva e deixe esfriar. É só molhar o cabelo e deixar secar no sol por uns 30 minutos. Realça o cabelo avermelhado ou ruivo natural e também dá um tom avermelhado ao loiro", ensina a funcionária pública Marlyn Freitas, 55.

Hidratação com óleo de amêndoas e ovo

A farmacêutica Christiane Danubia, 35, hidrata os cabelos com três colheres de sopa de óleo de amêndoas e um ovo batido. "Primeiro, lave com xampu e depois deixe o creme por uns 30 minutos. Por último, use condicionador. É ótimo para fios secos e crespos", diz.

Babosa e mel para fios com brilho

A coordenadora de crédito e cobrança Vânia Mara Vargas, 48, fala o que faz para deixar os cabelos com brilho e macios: "Pegue uma folha de babosa, tire o gel e bata no liquidificador com uma colher de mel. Pode acrescentar meio abacate". Deixe agir por 30 minutos com touca de plástico. "O bom é fazer de 15 em 15 dias, porque pode deixar o cabelo oleoso se fizer toda semana", recomenda.

Touca no lugar da chapinha

Enrole o cabelo ao redor da cabeça, prenda-o com grampos e/ou uma meia-calça cortada e vá dormir. "No dia seguinte, ele fica lindo, liso e com muito brilho. Melhor que qualquer chapinha", garante Geisianne Rizo, 36, técnica em Educação Profissional e Tecnológica. O efeito é natural e não agride os fios.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Erika Bronze
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
Da cor do Brasil
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo