Topo

Óleo facial no inverno? Desvendamos mitos e verdades sobre o produto

Paula Roschel

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/07/2017 04h00

Aliados em tempos de baixa umidade do ar ou frio, os óleos faciais ajudam a pele a se manter hidratada e protegida. Mas será que sabemos usar esse elixir da beleza da melhor forma? Desvendamos 7 mitos e verdades:

 

Uma publicação compartilhada por Miranda (@mirandakerr)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

Miranda Kerr é adepta do óleo facial antes de dormir para ajudar a regenerar a pele

1. Óleo hidrata mais que cremes e pomadas

MITO. “Os óleos protegem a hidratação como um filme que segura mais a água natural da pele”, explica o osmólogo Fernando Amaral. Por esse motivo, são considerados hidratantes passivos, ou seja, que agem em conjunto com outros hidratantes e água presentes na pele, fazendo a conservação desses componentes.

2. Devo usar óleo facial só no inverno

MITO. A pele costuma ficar mais ressecada no inverno, mas o produto não deve ficar restrito apenas aos dias frios. "Pessoas que moram em ambientes com baixa umidade do ar podem se beneficiar dele em outras estações”, explica Damiê De Villa, dermatologista responsável pelo Setor de Dermatologia do Kurotel - Centro Médico e Spa de Longevidade. Lembre-se: no frio, a pele precisa de mais hidratação e talvez só o óleo não resolva -- vale também usar um hidratante cremoso.

3. Quem tem pele mista ou oleosa pode usar

VERDADE. Pode, desde que a fórmula seja para esse tipo de pele. "Não é o óleo que vai deixá-la mais ou menos oleosa, mas sim a substância que está dentro dele. Existem vários componentes que fazem com que a pele forme menos sebo”, enfatiza Alberto Cordeiro, dermatologista especialista em cosmiatria da Horaios Estética

4. Óleos ajudam a pele sensível a se regenerar

VERDADE. Se sua pele é delicada, óleos como os de prímula e borragem podem ajudar a proteger o rosto de sensibilidades e inflamações: “Eles são ricos em ácido gamalinolênico, que auxilia a regeneração da pele,” afirma Villa.

5. Protetor solar funciona com óleos faciais

VERDADE. É comum ter dúvida sobre a ordem que se deve aplicar produtos como tônicos, séruns, hidratantes, óleos e protetor solar. Tenha em mente que o filtro sempre vem por último: “Caso use algum óleo, sempre aplique-o antes e o filtro depois”, conclui Villa.

6. Posso passar óleo a qualquer hora e não só antes de dormir

VERDADE. “Você pode utilizá-lo durante o dia, sem problemas, mas é preciso pensar que você vai ter que usar o óleo, esperar ele secar e passar o protetor solar por cima. Isso, às vezes, deixa a pele um pouco ‘grudenta’”, alerta Cordeiro.

7. É melhor escolher produtos 100% vegetais

VERDADE. “Os óleos 100% vegetais são, em geral, mais leves que os minerais e causam menos obstrução dos poros", finaliza Villa. Use quatro gotas para massagear todo o rosto e o pescoço -- essa quantidade parece pequena, mas é o suficiente.