Topo

Novidades de beleza

Nariz perfeito: preenchimento com ácido hialurônico substitui rinoplastia

A blogueira Niina Secrets fez o preenchimento no nariz - Reprodução/Instagram/@niinasecrets
A blogueira Niina Secrets fez o preenchimento no nariz Imagem: Reprodução/Instagram/@niinasecrets

Débora Lublisnki

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/08/2017 04h00

A plástica para modificar o formato do nariz, a rinoplastia, está na lista de desejos de muitas mulheres. Várias famosas e blogueiras têm recorrido ao procedimento para retocar detalhes de que não gostam tanto. Entre elas, Niina Secrets, 22. Ela conta que o ossinho proeminente na base do nariz sempre a incomodou. Só que o receio de uma operação adiava os planos de corrigir a imperfeição de forma definitiva. A saída apareceu quando Nina conheceu a técnica de preenchimento no nariz usando ácido hialurônico.

Também chamado de bioplastia de nariz e de rinoplastia não cirúrgica, o procedimento é temporário e é uma ótima alternativa à plástica, desde que as correções sejam pequenas. O retoque no visual é feito sem dor nem cortes. Entenda como funciona:

Quem pode fazer

Homens e mulheres que têm pequenas queixas sobre o nariz, como lados diferentes, osso proeminente, nariz em sela (com forma de tobogã), ponta caída e formato sinuoso, para esquerda ou para direita. Pessoas que têm nariz grande ou muito largo, e precisam de grandes correções, devem recorrer à plástica.

Como funciona

O dermatologista ou o cirurgião plástico aplica no nariz injeções de ácido hialurônico, substância segura e reabsorvível, também indicada para preencher rugas. "Para essa região, a versão deste ácido tem maior viscosidade e elasticidade, o que garante melhor eficácia e durabilidade", explica o dermatologista Daniel Dziabas, de São Paulo. O procedimento é feito em consultório, com anestesia local e é rápido: dura no máximo 20 minutos. A paciente deve usar um curativo de micropore por até 48 horas. Isso não a impede de trabalhar no dia seguinte nem de fazer exercícios. A área pode ficar um pouco dolorida e inchada por alguns dias.

Vantagens e desvantagens

Poder mudar o que não gosta no nariz sem o desconforto de uma cirurgia -- anestesia geral, dor, tempo de recuperação e medo de não gostar do resultado final -- é a grande vantagem do método. "Os riscos são menores e não há a necessidade de tempo de recuperação e de afastamento do trabalho", pontua Daniel Dziabas. A maior desvantagem, a durabilidade de até dois anos, também pode ser encarada como ponto positivo -- se o resultado não agradar, o nariz volta "ao normal" nesse período de tempo.

Resultados esperados

Apesar de certo inchaço, você percebe as mudanças assim que o procedimento termina. Após quatro semanas, o inchaço desaparece e o resultado final fica nítido. Mas são retoques sutis, não espere uma transformação radical.

Quanto tempo dura

Em média, 12 meses. Pode durar até dois anos.

Quanto custa

A partir de R$ 1.500, de acordo com a necessidade de cada paciente e com a quantidade de ácido hialurônico utilizada.

Novidades de beleza