Topo

Xampu a seco: aposte nele para tirar a oleosidade e dar textura aos fios

Xampu a seco é ótimo, mas nada de usar todo dia - iStock
Xampu a seco é ótimo, mas nada de usar todo dia Imagem: iStock

Paula Roschel

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/09/2017 04h00

O xampu a seco conquistou muita gente por ser sinônimo de rapidez e praticidade na hora de deixar fios que estavam com aspecto pesado e oleoso com cara de cabelo limpo outra vez, sem precisar de água. Mas será que todo mundo pode se jogar nesse produto? Existe receita segura para fazê-lo em casa? Ele também serve para dar volume aos fios? Pode ser usado com frequência? Especialistas esclarecem essas questões:

Passe para tirar a oleosidade e turbinar o volume

Para o hairstylist Jotha Cunha, do Salão 1838 - Jardim América, de São Paulo, o xampu a seco é um aliado contra fios pesados, mas também pode dar uma turbinada na textura: “É um produto que, quando borrifado nos cabelos, absorve o excesso de oleosidade instantaneamente, o que permite melhorar o aspecto gorduroso, restaurar brilho e dar movimento. Ele também é aliado da beleza para turbinar o volume dos cabelos, principalmente os mais finos, e pode ajudar a dar textura aos penteados. Existem versões específicas para loiras e morenas, que realçam a coloração e até disfarçam a diferença de cor entre a raiz e o comprimento,” esclarece.

Não use todo dia

O recomendado por dermatologistas é que o uso do produto seja eventual, para não sobrecarregar os cabelos com substâncias que podem prejudicar, inclusive, a circulação no couro cabeludo: “O xampu a seco só ajuda superficialmente, ou seja, é bom para uma emergência,” explica a dermatologista Karina Bürgi, pós-graduada em Estética Humana no Hospital Albert Einstein.

Jogue a cabeça para a frente para aplicar

Para não errar na hora da aplicação, além de ler as instruções do rótulo, respeitando o que é indicado, o expert Jotha Cunha também passa duas dicas simples: “Jogue a cabeça para a frente e aplique a quantidade necessária de produto. Também é possível usar uma toalha antes da aplicação, sobre os ombros, para evitar manchas,” ensina.

O que fazer se os cabelos ficarem brancos?

Se você acha que passou demais, deixando os fios brancos e empoeirados, não se preocupe! Existem formas simples de resolver o problema, como escovando, se o cabelo for liso, ou passando os dedos, se for cabelo cacheado. Se mesmo assim o truque não funcionar, passe um jato frio de secador sobre a cabeça.

Nada de usar por mais de 2 dias seguidos

Para Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica especialista em tricologia e terapia capilar, o melhor mesmo é a lavagem convencional dos fios, com água. Porém, se for para fazer o uso muito esporádico do xampu a seco, o ideal é aplicá-lo apenas quando o cabelo estiver extremamente oleoso. Nada de aplicar o produto por mais de dois dias seguidos. A aplicação diária pode resultar em uma quantidade excessiva de resíduos, dando aspecto de cabelo pesado e sem brilho.

Xampu seco caseiro faz mal

Circula pela internet uma receita de xampu seco caseiro que vai amido de milho e bicarbonato de sódio, além de algum "corante natural", como cacau sem açúcar para morenas, canela para ruivas e sem corante para loiras. Segundo Marcela Buchaim, o melhor é deixar essa função para produtos específicos para os cabelos: “Não indico nenhum desses produtos, amido ou bicarbonato. Eles não são compatíveis com o couro cabeludo e podem ocasionar obstrução do folículo, além de diminuir a oxigenação do couro cabeludo, provocando queda se for utilizado de forma frequente,”alerta.

Talco substitui?

Esse tópico é abordado constantemente pelos fãs do xampu seco, pois o talco, com suas múltiplas funções, já é usado para diminuir a oleosidade dos fios há bastante tempo. “O talco pode ser usado sim, mas de forma moderada”, comenta Karina Bürgi.

Quem tem caspa pode usar?

O produto também não é indicado para quem tem caspa, já que essa dermatite no couro cabeludo está instalada e uso de produtos químicos pode ampliar o problema de descamação.

Precisa tirar? Como?

“Para qualquer lavagem indico água morna e uma massagem de três minutos com as pontas dos dedos em movimentos circulares, isso ativa a circulação periférica e retira bem os produtos. Pode fazer também a esfoliação em casa, a cada 15 dias, misturando açúcar refinado em um pouco de xampu,” diz Marcela Buchaim.