Beleza

Quer usar cosméticos com vitamina C? Esclarecemos as principais dúvidas

iStock
Imagem: iStock

Mel Meira

Colaboração para o UOL

08/09/2017 04h00

Estimular a produção natural de colágeno, diminuir linhas finas, evitar o aparecimento de rugas, clarear manchas e combater radicais livres: esses são alguns benefícios da vitamina C para a pele. Ela é indicada por dermatologistas por quem quer manter o rosto com aspecto saudável e firme, principalmente entre os 25 e 30 anos, em cosméticos, tratamentos estéticos ou suplementos orais.

Alberto Cordeiro, especialista em Dermatologia Estética e Tricologia, da Horaios Estética, de São Paulo, ajuda a esclarecer os principais pontos a serem considerados na hora de escolher tratamentos estéticos e utilizar cosméticos com esse ativo:

Quais as propriedades da vitamina C?

Ela é um dos mais potentes antioxidantes para a pele, pois faz com que a pele produza substâncias que combatem os radicais livres. Isso retarda o processo de envelhecimento da pele. Além disso, é uma potente clareadora de manchas.

Qual o principal mito sobre esse ativo?

O principal mito é que a vitamina C atua como antirrugas, mas na verdade o que ela faz é prevenir o aparecimento delas. As rugas que já estão estabelecidas não são eliminadas pelo uso de cosméticos ou tratamentos com esse ingrediente.

O que faz o ingrediente ser essencial na rotina de beleza?

Se não combatermos os radicais livres, não conseguimos ter um rejuvenescimento da pele a longo prazo. Você também pode usar outros antioxidantes em conjunto, como o resveratrol (que vem da uva), que é bem potente.

A partir de qual idade são indicados cosméticos e tratamentos com a substância?

Geralmente, para pessoas na faixa etária dos 25 a 30 anos, quando começamos a prevenir o envelhecimento da pele. A vitamina C não tem contraindicação e pode ser usada até por adolescentes que queiram melhorar manchinhas causadas pela acne. Depois dos 30 anos, a pele perde 1% de colágeno por ano e é nesse momento que começamos a adotar mais cuidados.

Como escolher o produto ideal?

Muitos cremes falam que têm vitamina C, mas a concentração do ativo é muito baixa. Para dar resultado, o cosmético deve ter concentração a partir de 2% -- no mercado, há opções com até 20%. Quanto maior a porcentagem, maior o resultado e o preço. Lembrando que é sempre bom usar produtos indicados pelo seu dermatologista ou que tenham boa reputação.

Qual a melhor maneira de aplicar esses cosméticos?

Entre 25 a 30 anos, é recomendado o uso do cosmético com vitamina C à noite e, pela manhã, a pessoa deve aplicar protetor solar. Em casos de peles mais maduras, a indicação é usar a vitamina C pela manhã, antes do protetor solar, e à noite ela precisa usar algum creme com componente antirruga ou com poder maior de hidratação.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
BBC
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
Beleza e maternidade
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Erika Bronze
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
Topo