Topo

Mulher passa por transformação e história emociona as redes sociais

Do UOL

11/09/2017 14h13

Poderia ser somente mais um “antes de depois” de maquiagem e cabelo nas redes sociais, mas o post do maquiador Wayne Kash, de Detroit (EUA), revelou bem mais que isso. Uma mulher, identificada como Troi tem seu rosto - que revelava um grande hematoma no olho - transformado com sombra e delineador caprichado.

A foto, postada em 31 de agosto, gerou vários comentários de seguidores que acreditavam que Troi teria sido vítima de abuso ou de uma briga qualquer.

No dia seguinte, Troi revelou o real motivo para ter procurado Wayne e deixou muitos seguidores com um nó na garganta.

 

"A não ser que você viva ou tenha vivido em uma casa com uma pessoa com doenças mentais, você não entenderia nem essa foto, nem meu ferimento. Doença mental e transtornos mentais são reais! Infelizmente, meu irmão sofre de uma doença mental grave chamada Transtorno esquizoafetivo (dê um google) e aconteceu de ele perder o controle. Meu irmão nunca havia colocado as mãos em mim antes, então me pegou com a guarda baixa. E isso aconteceu pouco antes do meu aniversário. Chorei por dois dias e cancelei todos os meus compromissos. (...)Me senti feia, Estava envergonhada, magoada, e sabia que a primeira coisa que as pessoas falariam é que sofri abuso ou apanhei. Só queria me sentir bonita para meu aniversário de 21 anos e o Wayne fez isso acontecer. Muito obrigada por isso", escreveu.

Com mais de 48 mil curtidas, a foto de Troi fez o alerta para a conscientização e a quebra do tabu em relação às doenças mentais. O transtorno esquizoafetivo, por exemplo, é uma combinação de sintomas de esquizofrenia e transtorno de humor, como depressão ou transtorno bipolar. Os sintomas podem ocorrer ao mesmo tempo ou em momentos diferentes.