Topo

Novidades de beleza

Papada: como suavizá-la sem cirurgia? Conheça método usado pelas Kardashian

Paula Roschel

Colaboração para o UOL

13/09/2017 04h00

Enfatizar o contorno do rosto ganhou destaque na mídia desde que a família Kardashian começou a promover uma verdadeira maratona entre pincéis, pós bronzeadores e iluminadores, que esculpem a face com ajuda de luz e sombra. E isso inspirou muita gente a fazer de tudo para deixar a feição mais angulosa.
Só que a papada, região delicada abaixo do queixo, não se beneficia dessa técnica de maquiagem com perfeição. E é aí que as irmãs Kourtney e Kim procuraram também tratamentos, com o equipamento Ulthera, para reduzi-la:

Causa: flacidez ou gordura?

A papada pode ser resultado de flacidez, excesso de gordura ou ambos os fatores: “Cada vez mais nos consultórios dermatológicos há um aumento no número de pessoas que se incomodam com a papada. Geralmente, ela aparece nas pessoas com o avanço da idade, ocasionada pela flacidez da pele. O grau de flacidez vai variar da predisposição genética de cada indivíduo, fotoexposição solar durante a vida, hábitos como alcoolismo e tabagismo, mas é inevitável com o passar dos anos”, aponta Dr. Otávio Macedo, dermatologista.

O que para muitos não passa de uma característica normal, para outros desencadeia problemas de autoestima: “Muitas pessoas vêm ao consultório querendo emagrecer como um todo, porém enfatizam que para enxergarem um verdadeiro emagrecimento é preciso perder também a papada. Ela acomete obesos de ambos os sexos, mas acontece muito no contexto de obesidade em mulheres com mais idade, pela queda dos hormônios testosterona, que mantém tonicidade muscular, e estrogênio, que melhora a pele,” revela Esthela Conde, especialista em longevidade e medicina preventiva.

O que é o Ulthera e como funciona

O aparelho é um ultrassom microfocado, que promove aquecimento e melhora o aspecto da pele da papada por meio do estímulo de novas fibras de colágeno. O protocolo é rápido, porém doloroso, e o paciente volta à rotina normal no mesmo dia. Na opinião do dermatologista Daniel Dziabas, o aparelho é o ideal para casos de flacidez.

Número de sessões recomendadas

Apenas uma. O resultado final aparece completamente após 30 dias.

Contraindicações

O Ulthera não é indicado para gestantes, lactantes, pacientes fazendo uso de anticoagulantes, com doença autoimune, diabetes e epilepsia.

Quanto custa

Em média, R$ 3.500 por sessão.

Para casos extremos, só cirurgia

"A cirurgia da papada é indicada para os casos mais intensos e pode ser feita de duas formas: quando há só excesso de gordura, fazemos uma lipoaspiração. Quando há excesso de gordura e pele flácida, nós fazemos lipo associada ao lifting de pescoço. O mais comum em pacientes jovens é excesso de gordura. Nos pacientes com mais idade há excesso de gordura e pele.

Para pacientes que apresentam só flacidez, nós também temos outra opção: os fios de PDO (fios de sustentação)", esclarece  David di Sessa, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Novidades de beleza