Topo

'Beleza está nos olhos de quem vê', diz modelo famosa pelo vitiligo

Winnie Harlow - Getty Images
Winnie Harlow Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

24/09/2017 18h48

Quando ganhou as manchetes com sua beleza única, marcada pelo vitiligo, a modelo canadense Winnie Harlow, 23, revelou uma série de episódios de bullying que atrapalharam sua autoaceitação. Pouco a pouco, ela foi se enxergando diferente diante do espelho até ganhar o estrelado na moda, cruzando as principais passarelas no mundo inteiro e posando para os mais disputados editoriais.

Assim, se tornou referência e vem usando com frequência sua influência para dar recados sobre o assunto. Em um post recente compartilhado no Instagram, por exemplo, ela aproveitou para expor sua verdadeira opinião sobre beleza.

Deitada em uma cadeira de dentista, onde se preparava para colocar um aparelho ortodôntico, ela escreveu: “Quero aproveitar esse momento para dizer que se você não gosta de algo, você tem o direito de mudar isso e ninguém tem o direito de te julgar. Não gosto quando as pessoas me perguntam em entrevista, ‘o que é beleza?’. Porque não deveria importar o que eu acho que é beleza.”

Em seguida, deu seu recado aos seguidores: “Beleza está nos olhos de quem vê. Você decide o que beleza significa pra você. Minha ideia de autoconfiança e beleza nunca teve a ver só com autoaceitação, mas com fazer o que te faz feliz. Comecei a construir minha autoestima no dia em que decidi que eu não me importaria com o que pensavam sobre mim mais do que eu achava sobre mim mesma.”

O post rapidamente atingiu 99 mil curtidas e milhares de elogios de seguidores que se sentiram representados por sua fala.

Desde os 4 anos, quando foi diagnosticada com vitiligo – doença que provoca a morte das células de pigmentação da pele --, Winnie foi alvo de apelidos preconceituosos. Depois de enfrentar o bullying e se tornar uma modelo de sucesso, passou a se colocar como porta-voz do assunto.