Topo

Essas dicas farão você começar a lavar o cabelo do jeito certo

Para manter os fios saudáveis, o processo começa na lavagem - Getty Images
Para manter os fios saudáveis, o processo começa na lavagem Imagem: Getty Images

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

25/09/2017 04h00

Se você quer manter o cabelo saudável, lavá-lo não é um processo tão simples quanto parece. Algumas atitudes, como esfregar o couro cabeludo e enrolar os fios na toalha após o banho, podem ser prejudiciais e acabar em ressecamento, frizz e queda.

A seguir, com a ajuda de Marcela Buchaim, tricologista do Studio Tez, Renata Souza, especialista em tratamentos capilares naturais do Spa Dios, e Ulisses S.J, hair stylist do Eron Araújo Creative Salon, todos de São Paulo, tiramos as principais dúvidas sobre o jeito certo de lavar o cabelo.

Usar água quente? Nem pensar!

Além de deixar a raiz oleosa, a temperatura alta resulta em frizz e ressecamento das pontas. O ideal é usar água morna. Dar uma última lavada com água gelada, por exemplo, causa um choque que ajuda a fechar as cutículas e minimiza os prejuízos. 

Não coloque o xampu direto no cabelo

Diluir o produto com água evita resíduos no couro cabeludo. Mas pior que não fazer isso, é aplicar o xampu todo no mesmo lugar. Tente sempre distribuir de maneira uniforme por todo o cabelo.

Nada de exagerar na quantidade de xampu ou condicionador

Se você é pensa que "quanto mais espuma, é melhor mudar de ideia: não precisa gastar litros de xampu ou condicionador de uma vez. Na maioria dos casos, a quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de R$ 1 é o suficiente.

Massageie o couro cabeludo

Muitas pessoas pensam que só conseguem limpar o cabelo ao esfregar o couro cabeludo com as unhas. É um grande engano. Use as pontas dos dedos para não machucar e massageie a região.

Sem enrolar na toalha

O hábito universal de sair do banho e enrolar o cabelo na toalha pode provocar queda por conta da tração. O ideal é secar apalpando os fios com a toalha, para tirar o excesso de água. Se não tiver jeito e você quiser mesmo seguir com esse costume, tente deixá-los nessa condição por menos tempo.

Use os produtos na ordem certa: xampu, máscara e condicionador

Quando usados nessa ordem, os produtos agem de acordo com suas funções. O xampu serve para limpar, a máscara para nutrir e manter os cabelos saudáveis e, por fim, o condicionador, que sela as camadas dos fios. E lembre-se: os dois últimos devem sem aplicados apenas da altura das orelhas até as pontas.

Comece a desembaraçar pelas pontas

Os fios molhados ficam mais sensíveis e com maior chance de quebrarem. Por isso, só desembarace quando estiverem quase secos. Para facilitar, você pode iniciar esse processo durante o banho. Use os dedos e comece pelas pontas. Prefira pentes de madeira com cerdas largas.