Topo

12 passos para secar o cabelo com perfeição, segundo um estudo de Cambridge

Fabiano Cerchiari/UOL
Imagem: Fabiano Cerchiari/UOL

Do UOL

06/11/2017 10h14

Acredite: existe muita ciência por trás do seu cabelo e estudiosos fazem de tudo para que todo mundo fique mais satisfeito com os fios. Em artigo publicado no site do jornal The Daily Mail, o Dr. Tim Moore, PhD em Microeletrônicos pela famosa Universidade de Cambridge revelou 12 passos para secar seu cabelo sem erros.

Veja também

1.Conheça a sua estrutura capilar

Para entender o que um produto ou um serviço de cabeleireiro pode fazer por você, é básico saber que os fios são feitos de queratina e que cada um deles conta com camadas - a mais externa é a cutícula, que protege o fio, e a do meio é o córtex, mais flexível e que garante a força e a elasticidade.

Além disso, fique sabendo que cada ser humano conta com 100 mil a 150 mil fios de cabelo na cabeça

2.Não acredite no mito de "secar naturalmente"

Segundo Moore, o calor dos secadores não é vilão, como muita gente imagina. Quando o cabelo está molhado, os fios absorvem a água e o córtex incha e torna-se mais frágil. Quando mais tempo ele continua assim, mais chances de rachar ou mesmo quebrar a estrutura do fio.

Sendo assim, secar o quanto antes - a temperatura correta, claro - além de evitar frizz, protege o fio.

3.Produtos muito caros nem sempre valem a pena

Segundo Dr Moore, nenhum produto ultra caro dá mais resultados que os "baratinhos" de confiança.

4.Seque com a toalha antes de pegar o secador

Antes de ligar o secador na tomada, é importante tirar o excesso de água dos fios. E nada de esfregar o tecido na cabeça, pois assim acaba quebrando os fios e causando frizz. O ideal é apertar os fios contra a toalha gentilmente.

5.Escove, não penteie

Com o cabelo molhado, o ideal é usar uma escova com cerdas espaçadas para tirar os nós. Tudo com suavidade.

6.Não durma com cabelo molhado

Essa você com certeza já ouviu e não é mito. Ao deitar. Você mexe a cabeça contra o travesseiro e se ele está molhado - e mais fragilizado, como já vimos - é um passo para quebras.

7.Comece com a secagem suave

Separe o cabelo em mechas e deixe o secador a 15 cm da sua cabeça. Mas o mais importante é seguir uma dica que pouca gente respeita: quando estiver 90% seco com o ar menos quente, aumente a temperatura.

No fim do processo, volte ao ar mais frio para "selar".

8.Como conseguir volume

Não, não é para secar debaixo para cima. Segundo Dr Moore, basta colocar aquele bico do secador mais perto da cabeça para adquirir mais volume - o que aumenta o ângulo da raiz ao secar e deixa os fios mais para cima.

9.Use um bico mais fino

Uma "boca" mais estreita no secador garante que as escamas dos fios vão secar na mesma direção, o que os deixará mais brilhantes.

10.Chapinhas

Só usar com os fios completamente secos! É a garantia de fibras mais saudáveis.

11.Cabelos cacheados

Sim, o famoso difusor é seu aliado para manter os folículos em ordem.

12.Clima

Para evitar tragédias com seu penteado no tempo úmido, use um spray protetor de fios - aquele feito para evitar os danos do secador. Segundo o estudioso, isso deve manter a forma dos fios até em dias chuvosos.