Topo

Os 5 suplementos que mais dão resultado na aparência da pele

Getty Images
Imagem: Getty Images

Débora Lublinski

Colaboração para o UOL

14/12/2017 04h00

Pílulas da beleza, nutricosméticos ou cosméticos orais: há cada vez mais oferta de suplementos que agem contra flacidez, manchas, rugas e linhas finas. "Esta classe de produtos promete proteger e tratar a pele de dentro para fora. Não substitui o creme, mas deve ser usada como coadjuvante, somando os esforços", explica Lucas Portilho, farmacêutico e pesquisador em Cosmetologia.

Os suplementos agem equilibrando o déficit nutricional de cada indivíduo. "Muitas vezes não ingerimos a quantidade ideal ou de forma contínua -- ou seja, todos os dias -- os alimentos que contêm os nutrientes benéficos para a pele e, portanto, não há um resultado estético. Daí a importância da suplementação", diz a nutróloga Paula Vasconcelos, de São Paulo. "O objetivo é facilitar a chegada desses nutrientes à pele e normalizar a função dos queratinócitos, estimular a produção de colágeno e melhorar a vascularização", acrescenta a dermatologista Valéria Marcondes.

Veja também

O comprimido certo para cada pessoa vai variar de acordo com os hábitos alimentares dela, as queixas e o tipo de pele. De forma geral, são micronutrientes ricos em vitaminas, minerais e substâncias com ação antioxidante. Abaixo, listamos 5 suplementos que podem deixar a pele jovem e saudável. Mas o ideal é consultar um médico ou nutricionista antes de ingerir as cápsulas:

Extrato de Polypodium leucotomos

Combate: manchas de sol, melasma, câncer de pele

Chamado de protetor solar oral, trata-se de um ativo proveniente de um tipo de samambaia da Costa Rica. Os estudos mostraram que a ingestão diminui os efeitos nocivos do sol, preservando o DNA da célula. Tem propriedades anti-inflamatórias, calmantes e antioxidantes, que combatem os radicais livres e a hiperpigmentação. O uso desse suplemento é recomendado especialmente para as mulheres de pele clarinha, as que têm melasma ou histórico de câncer de pele na família. Para quem vai curtir a praia ou piscina no verão, vale tomar o suplemento com pelo menos 15 dias de antecedência. Mas atenção: as cápsulas não substituem a aplicação do filtro solar!

Vitamina C

Combate: flacidez, rugas e falta de luminosidade.

Muito comum em cosméticos tópicos, a vitamina C por via oral também tem papel importante na produção de colágeno. Outra função dela é desacelerar o envelhecimento causado pelos radicais livres e reduzir os efeitos colaterais da poluição na pele. Resultado: mais firmeza e luminosidade e menos linhas finas. Também vale reforçar a ingestão dos alimentos ricos nessa vitamina: goiaba, kiwi, laranja, limão, brócolis, rúcula, escarola, entre outros.

Vitamina E

Combate: ressecamento e linhas finas

É um poderoso antioxidante e importante para reter a hidratação natural da pele. Mas a suplementação dela divide as opiniões: alguns especialistas acreditam que a oleosidade produzida pelo próprio corpo e a ingestão de alimentos ricos nesse nutriente (amêndoas, abacate, semente de girassol e linhaça, por exemplo) já são suficientes para conseguir os benefícios. Outros acreditam que vale tomar as cápsulas para reforçar ação antienvelhecimento -- desde que em doses baixas e por um curto período de tempo.

Silício orgânico

Combate: flacidez e rugas

Fundamental para a estrutura e renovação da pele: dá maior contenção às fibras de elastinas e estimula a síntese de colágeno novo. Está naturalmente presente no sangue, órgãos e tecidos do corpo humano, mas, com o envelhecimento, perdemos até 80% da quantidade dele no organismo. Alimentos como milho, arroz, soja, aveia e farelo de trigo são ricos em silício. O problema é a dificuldade de absorção desse nutriente, o que torna a suplementação mais eficaz.

Lactobacillus johnsonii

Combate: envelhecimento, acne e rosácea

É um probiótico capaz de equilibrar o funcionamento do intestino. Essas bactérias do bem ficam vivas durante todo o processo de digestão e, ao chegar ao intestino, protegem a mucosa intestinal, impedindo a ação de bactérias nocivas. Há, então, uma redução da inflamação, o que melhora o envelhecimento (menos flacidez e rugas), mas especialmente a vermelhidão da rosácea e a aparência da pele acneica. As bactérias do tipo Lactobacillus em geral são encontradas em alguns alimentos, como o leite fermentado, o iogurte, o queijo, a coalhada e o kefir.