Topo

Dentistas dos famosos revelam segredos dos dentes perfeitos do Instagram

Gabriela Pugliesi é adepta das lentes de contatos para os dentes - Reprodução/Instagram
Gabriela Pugliesi é adepta das lentes de contatos para os dentes Imagem: Reprodução/Instagram

Daniela Carasco

do UOL, em São Paulo

19/12/2017 04h00

Basta uma passada rápida pelo feed do Instagram para perceber que existe um padrão de beleza sendo perpetuado quando o assunto é sorriso perfeito. Dentes alinhados e branquíssimos se tornaram um ponto comum entre famosos e influencers. Os dentistas confirmam.

Para o cirurgião-dentista Thales Cardoso, que cuida da atriz Bia Arantes [estrela da novela ‘Carinha de Anjo’ e escalada para ‘Deus Salve o Rei’], esse “sorriso hollywoodiano” tem sido procurado cada vez mais por brasileiros e provocado o boom das lentes de contato bucal, recurso da vez. As estatísticas reforçam a tese.

Enquanto as cirurgias de implante de silicone crescem, em média, 10% ao ano no país, a busca pelas lentes de contato bucais, que proporcionam aspecto branco aos dentes, aumentou 300% entre 2014 e 2015, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE).

O procedimento gera poucos riscos, mas é definitivo. “A lente é para o resto da vida, não dá mais para viver sem”, diz o especialista em odontologia estética Rafael Puglisi, que cuida dos dentes de Neymar, Rodrigo Faro, Gabriela Pugliesi e Maria Casadevall. “Por isso, é preciso tomar muito cuidado antes de aderir aos modismos. A cada 10 pacientes novos que me procuram, sete estão arrependidos dos dentes muito brancos e me pedem para desfazer o trabalho feito em outro consultório.”

Veja também:


Neymar e o responsável pelo seu sorriso dentista Rafael Puglisi - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Neymar e o responsável pelo seu sorriso, o dentista Rafael Puglisi
Imagem: Reprodução/Instagram
Aqui, reunimos os cinco procedimentos mais comuns da vez, realizados em consultório. Agora, se a ideia é só sair bem na selfie e evitá-los, a solução é lançar mão dos aplicativos de edição de foto, como o famoso Facetune.

1. Clareamento

A técnica mais conhecida de todas é, segundo os especialistas, o primeiro recurso mais indicado para quem quer dentes brancos. Antes de fazê-lo, é aconselhado tratar qualquer cárie, obstrução ou lesão no dente. No consultório, Thales orienta para o clareamento feito à base de peróxido de hidrogênio e, depois, laser. “O caseiro oferecido por alguns profissionais não é muito aconselhado, porque, se ultrapassar o tempo de aplicação, pode provocar excesso de sensibilidade”, conta. “Existem, inclusive, casos de câncer gástrico por conta da ingestão do produto.”

A cirurgiã-dentista Alessandra Carla Oldani, que cuida dos dentes do cantor Dom M e já atendeu MC Guimé e MC Gui, lembra, porém, que o clareamento não consegue atingir o branco claríssimo como visto nas redes. “Para chegar neste nível teria que descalcificar, causando muita sensibilidade”, explica.

2. Lentes de contato

Como uma espécie de unha postiça, a lente de porcelana cobre dente a dente, deixando todos no mesmo tom. Antes de colocá-las, porém, Thales orienta o uso de aparelho ortodôntico para alinhar um a um. “O próximo passo é fazer um desgaste mínimo do esmalte e aplicar a lente”, conta. A cor do branco varia. Hoje, um dos mais procurados é o que os especialistas chamam de “branco parede”. “Ele está numa escala fora da cor comum de uma arcada dentária”, diz Alessandra.

Rafael desaconselha o tom. “É muito artificial. A qualidade estética do trabalho fica muito ruim. Por isso, não faço nos meus pacientes. É possível chegar a um branco natural, que não prejudique a anatomia”, afirma. “Lembrando que é um procedimento definitivo, para a vida toda.” Por conta do desgaste, não é possível mais tirar a lente, apenas trocá-la.

Entre os riscos do procedimento está a possibilidade de infiltração quando é feita uma higienização ruim e manutenção precária. “É fundamental escovar e passar o fio dental com frequência, assim como fazer limpezas recorrentes no consultório para evitar acúmulo de alimentos”, ensina Thales. Feito isso, a pessoa ficará livre de qualquer clareamento para sempre. A técnica custa a partir de R$3 mil por dente.

rodrigo faro e vera viel - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rodrigo Faro também colocou lentes de contato nos dentes para um sorriso mais branco
Imagem: Reprodução/Instagram
3. Faceta dentária

Também feita de porcelana, ela é mais aconselhada quando se quer também mudar outros aspectos dos dentes, além da cor. Por isso, tem maior espessura e provoca um desgaste maior. “Ela é usada naquele paciente que tem restaurações ou resinas antigas que precisam ser substituídas”, explica Rafael. O valor é semelhante ao das lentes e também é definitiva.

4. Caninos lixados

Esta alternativa ainda divide opiniões. Alessandra é favorável ao desgaste sutil, que deixa o canino levemente arredondado. “Sem prejudicar a função de furar e rasgar na mastigação”, diz. Para não sensibilizar, ela orienta lixar no consultório apenas o esmalte do dente, cuidando para não atingir a dentina. Thales e Rafael defendem os caninos mais pontudos, que visualmente deixa o visual jovem e sexy.

5. Cirurgias na gengiva

A gengivoplastia ou gengivectomia são as cirurgias estéticas buscadas na hora de remover parte da gengiva para deixar os dentes com uma aparência maior. “Ela ajuda a deixar o sorriso menos infantil”, explica Thales. Simples, o procedimento é feito com bisturi comum ou elétrico -- o segundo cauteriza na hora. Já quando a ideia é diminuir um pouquinho o arco, o enxerto de tecido conjuntivo entra em cena.