Topo

Autobronzeadores e tonalizantes são opção segura para ficar na cor do verão

Paula Roschel

Colaboração para o UOL

22/12/2017 04h00

Verão ao lado e você desejando um bronzeado mais intenso, porém sem tempo ou disposição para fazer a Anitta de biquíni de fita isolante na laje? Sem problemas! Os autobronzeadores e tonalizantes corporais podem te ajudar a conquistar nuances tropicais num piscar de olhos e com segurança. Existe tom dourado para ficar bronzeada por vários dias ou apenas por uma noite. Desvendamos as principais dúvidas sobre o assunto:

Veja também

Como funciona o tonalizante corporal? 

Para quem quer a cor do verão indo pelo ralo já após o banho, como se tivesse usado uma maquiagem, os tonalizantes corporais são perfeitos. Com eles não existe interação química com a pele, então são quase bases feitas para o corpo. Existem opções para o rosto também, com fórmulas mais leves.

A dica de ouro sobre esse tipo de pigmento é ter paciência na hora da aplicação, porque são produtos mais espessos que os cremes hidratantes convencionais, então espalham com mais dificuldade. Além disso, aplique de forma homogênea e espere alguns minutos para que a cor se ajuste ao seu tom, pois em alguns casos um fundo avermelhado que aparece no início da aplicação desaparece em poucos minutos.

Mesmo com toda a tecnologia de fórmulas mais leves e com menor transferência, o ideal é não usar um look claro junto com o produto, pois manchas em áreas com maior atrito com a pele são fáceis de aparecer no tecido e difíceis de sair na hora da lavagem.

Como funciona o autobronzeador?

Se você quer um bronzeado duradouro sem o risco da exposição solar, os autobronzeadores são uma boa opção: “Eles, tanto em creme quanto a jato, têm na fórmula uma substância chamada di-hidróxido de acetona, que age tingindo a camada mais superficial da pele”, explica o dermatologista Abdo Salomão. “Mas essa substância demora um pouco para fazer efeito, coisa de 12 horas, então a indústria cosmética o mescla com a eritrulose, um monossacarídeo que revela tom dourado na hora”, completa. Fórmulas modernas conseguem mascarar o cheiro forte, característico do di-hidróxido de acetona.

Tem problema usar autobronzeador ou tonalizante sempre?

Segundo dermatologistas, não existem riscos ao usar constantemente o autobronzeador, porém o recomendado é a aplicação semanal, apenas para manutenção do tom. Para tonalizantes, contanto que você retire o produto da pele com sabão, sem deixar resíduos que podem bloquear poros, o uso contínuo não tem problemas.

Quanto tempo tenho de ficar sem tomar banho após aplicar o autobronzeador? 

A dermatologista Giovana Moraes explica que após o uso do autobronzeador você deve ficar, pelo menos, oito horas sem tomar banho: “Uma dica é fazer isso de noite e dormir depois que o produto secar. Também redobre a hidratação, para que a pele não desbote, e não tome banhos muito quentes. A cor vai saindo aos poucos, a partir do terceiro dia, mas o bronzeado artificial costuma durar até 12 dias, dependendo dos cuidados com a pele”, revela.

Preciso usar protetor solar?

Outra dúvida recorrente quando falamos de autobronzeador é seu uso em conjunto com o protetor solar. Existem fórmulas mais atuais com filtros de baixa proteção, mas o melhor mesmo é deixar o protetor para o uso diurno, tempo da exposição aos raios UVA/UVB, e o autobronzeador quando for para cama.

Posso passar autobronzeador depois do bronzeado?

Além de te ajudar a conquistar o tom do verão, os autobronzeadores também funcionam bem no pós-praia: “Ele intensifica ainda mais o bronzeado natural. Mas no dia seguinte, antes do sol, é importante tomar uma ducha para eliminar os resíduos do produto, deixando a pele pronta para o protetor solar. Esse cuidado também evita possíveis reações entre o autobronzeador e o protetor”, explica a médica Giovana Moraes.

Passo a passo para aplicar o autobronzeador de forma profissional:

  • Antes de tudo, tome banho e faça uma esfoliação no corpo. Você tem que estar com a pele limpa e homogênea para a cor ficar mais bonita.
  • Use luvas para que a palma da mão não fique manchada.
  • Comece a aplicação pelos pés e vá subindo em direção ao rosto. O truque para não ficar toda manchada é aplicar a mesma quantidade no corpo todo e cobrir cada centímetro da área aplicada.
  • Dê atenção especial para áreas esquecidas, como axilas, orelhas, pescoço, nuca, linha da divisão entre cabelo e testa, entre as coxas e entre os dedos dos pés. Mas não exagere na quantidade nessas regiões, pois elas tendem a ficar mais manchadas.
  • Para aplicar nas costas, se não tiver quem ajude, opte por produtos em spray e dê borrifadas olhando no espelho para ver se não deixou nenhuma área em branco.
  • Espere o autobronzeador secar e tire uma luva. Com a mão que ainda está coberta, aplique o produto na outra, se lembrando de passar entre os dedos. Espere secar, troque a luva de mão e repita o processo.
  • Depois da aplicação você deve ficar oito horas sem tomar banho e duas, pelo menos, sem lavar as mãos.
  • Para não manchar a roupa, espere o produto secar totalmente, em torno de meia hora.