Topo

Mitos e verdades sobre prazo de validade de maquiagens e cosméticos

iStock
Imagem: iStock

Natacha Cortêz

Do UOL, em São Paulo

04/01/2018 04h00

Olhe bem para o seu nécessaire de maquiagens e cosméticos. Ali, você por acaso mantém algum produto -- mesmo ainda fechado -- por mais de um ou dois anos? Se sim, é hora de rever isso aí. Maquiagem e cosmético têm prazo de validade e deve ser respeitadoO uso desses produtos depois da data do vencimento pode causar alergias e até infecções, com o risco de deixar sequelas na pele.

Com a ajuda de Betina Stefanello, assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e da dermatologista Flavia Ravelli, esclarecemos os mitos e entregamos as verdades sobre prazo de validade dos produtos que a gente costuma usar no rosto.

Maquiagem tem prazo de validade?

Sim, e geralmente vai de seis a 36 meses. Porém, a forma como você cuida pode interferir na duração. Se você mantém a maquiagem em um lugar fresco e arejado pode contar com o prazo da embalagem. Se deixa no banheiro, que tem muita umidade, ou no carro, que pode ser um lugar muito quente, a validade é encurtada. Ou seja, talvez você precise rever o lugar onde guarda seus produtos de beleza

Leia também

A Sociedade Brasileira de Dermatologia tem uma orientação geral sobre prazo de vida de maquiagem: 6 meses para rímel, 48 meses para batom, 36 meses para sombras compactas. Porém, isso só vale se os produtos ficam em ambiente fresco e arejado.

Como a gente não costuma guardar a caixa, e a data de validade está nela, uma sugestão é etiquetar os produtos. Assim, não há risco de usar um produto vencido.

Cosméticos também têm prazo de validade?

Também, e com eles você precisa ter cuidado redobrado O prazo vai depender dos componentes ativos. Por exemplo: a Vitamina C é altamente instável, que oxida com muita facilidade. Dependendo da embalagem e do armazenamento, o tempo de vida pode ser mais curto. Vai depender ainda dos preservativos, os conservantes que existem dentro desses produtos. Tudo é relativo quando falamos dos tempos dos cosméticos: os componentes, o lugar onde os guardamos, a embalagem. Em alguns casos, até como manipulamos durante o uso.

Por que esses prazos devem ser respeitados?

Na grande maioria das vezes, o produto pode não só perder sua efetividade -- um creme clareador que para de clarear, um antiaging que não faz mais efeito -- como causar intolerâncias e reações alérgicas que podem deixar sequelas ou gerar infecções. Dependendo da forma como é armazenado, o produto pode virar um meio de colonização de bactérias. É importante respeitar os prazos para não colocar a saúde em risco.

Por exemplo: um creme que não foi aberto funcionará depois da data de validade?

Não vale a pena usar um produto que está fora de sua data de validade, ainda mais se tratando de um dermocosmético. Um produto vencido pode não ter mais eficácia e nos piores dos casos, se usado, pode causar intolerâncias até mesmo graves, como uma dermatite de contato.

Creme, mãos  - iStock - iStock
Imagem: iStock

E um batom que não foi aberto, porém passou da data da validade? Vale usar?

Quanto à maquiagem, a diminuição da eficácia não é tão nítida. Você pode usar um batom, um blush ou uma máscara de cílios além da validade e notar que o produto “ainda funciona”. Porém há riscos de alergias e infecções. Sem contar que se isso acontecer com um produto vencido, você nem pode contar com o suporte da marca.

O que mantém cosméticos e maquiagens conservadas? 

São os conservantes, que tem a função de aumentar a durabilidade e evitar que os produtos tenham alguma contaminação por algum microrganismo, seja uma bactéria ou um fungo. Hoje, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta substâncias que são libertadas no Brasil para essa finalidade. Naturais ou sintéticos, os conservantes são essenciais para o uso seguro desses produtos.

Quem determina as validades?

O próprio fornecedor, tanto dos cosméticos quanto das maquiagens. O que muda de país para país é a lista de conservantes, não as leis de prazo de validade.

Maquiagem usada - iStock - iStock
Imagem: iStock

Se o produto está com a data de validade apagada, como sei se ainda pode ser usado? Quais são os sinais de um batom, um creme, um rímel vencidos?

Às vezes pode não aparecer sinal algum de que o produto está vencido. De qualquer forma, preste atenção em cheiro, cor e textura e tente seguir a cartilha da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Uma máscara de cílios costuma ressecar e ficar endurecida, uma sombra pode perder pigmentação. No entanto: se houver dúvidas quanto ao aspecto do produto, evite o uso.

E quanto aos produtos de beleza comprados em outros países? Eles sempre trazem prazo de validade?

Quando trazem, são indicações de duração em meses. 12 meses, 24 meses, 36 meses, por exemplo. Então, esses prazos começam a valer a partir do momento que você abre o produto.