Topo

Trinta minutos de exercício facial podem ajudar a 'rejuvenescer' três anos

Getty Images
Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

14/01/2018 12h29

Enquanto a indústria da beleza lança dezenas de novos cremes faciais que prometem reverter os sinais do tempo, um estudo recente constatou que bastam 30 minutos por dia de exercícios faciais para ficar com uma aparência três anos mais jovem. O resultado, segundo ele, aparece em cinco meses de prática.

A constatação é da Northwestern University, que acompanhou 27 mulheres de meia idade. Também conhecidos como "yoga facial", os exercícios prometem ser uma alternativa não-invasiva ao botox e cirurgia.

"Eles ampliam e fortalecem os músculos faciais, de modo que o rosto torna-se mais firme, tonificado e moldado, como uma face mais jovem", disse o Dr. Murad Alam, vice-presidente e professor da universidade em entrevista ao Telegraph. Isso porque a técnica aumenta a circulação sanguínea nas três camadas cutâneas, permitindo que o oxigênio e nutrientes atinjam mais células.

Veja também:

"Supondo que esses resultados sejam testados e confirmados por um estudo maior, as pessoas estarão diante de uma alternativa de baixo custo e nada tóxica."

Entre os movimentos estão o de abrir a boca em formato de "O", sorrir exageradamente para levantar os músculos das bochechas, massagear para cima e para baixo as bochechas, sorrir sem mostrar os dentes, franzir os lábios e deslizar os dedos do canto da boca até o topo das bochechas segurando firme durante 20 minutos.