Beleza

Médica ensina a tratar espinhas e evitar caso como o de jornalista da Globo

Ramon Vasconcelos/TV Globo
A jornalista Izabella Camargo Imagem: Ramon Vasconcelos/TV Globo

Bárbara Tavares

Do UOL, em São Paulo

25/01/2018 18h36

A jornalista Izabella Camargo, apresentadora da previsão do tempo, na Rede Globo, passou por um susto na última quarta-feira: ao cutucar uma espinha, ela acabou gerando uma inflamação na pele, teve febre e, agora, está passando por um tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios.

"Fui tirar uma pequenina e inofensiva espinha da pele, entre a orelha e o pescoço. Inchou, inflamou, comecei a sentir febre e fui orientada pelo médico a nunca mais mexer perto dos gânglios. As bactérias podem cair no sistema linfático e aí as consequências podem ser mais graves", escreveu ela em seu Instagram. 

Reprodução/Instagram
A jornalista Izabella Camargo mostra curativo para inflamação no rosto Imagem: Reprodução/Instagram

Leia mais

A orientação do médico da jornalista foi correta. Segundo a dermatologista Flávia Ravelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a inflamação é causada pois a pele é uma porta de entrada para qualquer micro-organismo, quando está ferida, seja bactéria, vírus ou fungo. "Qualquer tipo de ferida ou machucado que você manipule de forma inadvertida ou que não higienize bem pode abrir essa porta. Uma vez dentro da pele, a bactéria chega nos vasos, vai até a corrente sanguínea e é dissipada pelo corpo todo, podendo levar a uma infecção mais séria ou mesmo uma infecção generalizada", explica.

Prevenção e tratamento

"A pessoa não deve nunca remover ou manipular as lesões por conta própria. Isso sempre deve ser feito por um médico em um ambiente limpo, para evitar complicações", adverte a médica. "É muito importante lavar adequadamente o rosto e as áreas que tendem a acumular oleosidade, utilizando um sabonete específico. Há, também, uma variedade de tratamentos tópicos (cremes, géis, pomadas e pastas) que têm ácido salicílico, derivados de ácido retinoico, peróxido de benzoila e ácido glicólico. Essas substâncias ajudam a desobstruir os poros, diminuir a secreção sebácea, a proliferação bacteriana e um eventual processo inflamatório", indica Flávia.

A acne é tratada com sabonetes, cremes e, em casos mais graves, tratamentos sistêmicos, como medicamentos de via oral. "O que pode acontecer é a lesão ser um cisto sebáceo: o conteúdo fica mais alto na pele e pode inflamar e infeccionar. Nesses casos, precisa drenar. Primeiro, então, temos que entender o que gerou a lesão e então drenar o conteúdo e usar um antibiótico para melhorar".

Tenho uma festa e nasceu uma espinha gigante, o que devo fazer?

Primeiro, não cutucar. "Há produtos secativos que ajudam a desinflamar e secar mais rapidamente as espinhas. Ou então algumas alternativas em consultórios médicos: produtos com ácido salicílico em concentrações muito altas, que podem ser colocados no local da acne para secar em menos tempo. Terapias com LED vermelho ou azul também são alternativas para desinflamar mais rápido”.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Tudo Beleza
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Blog da Sah Oliveira
Beleza
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog da Sah Oliveira
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
Blog da Sah Oliveira
Beleza
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Tudo Beleza
do UOL
Beleza
Topo