Topo

Coque com lenço vira moda no verão e pode ser usado também no dia a dia

Jena Goldsack - Reprodução/Instagram
Jena Goldsack Imagem: Reprodução/Instagram

Jessica Arruda

Colaboração para o UOL

06/02/2018 04h00

Sucesso no último verão europeu, o coque alto e envolto por um lenço estampado conquistou blogueiras como Camila Coelho e Thássia Naves. A ideia de usar o acessório para enfeitar os cabelos não é nova e já foi usada em faixas com nó aparente, por exemplo. O que se vê agora é uma maneira diferente de enrolá-lo, contornando totalmente o coque, com ar descontraído.

Veja também:

Mais fácil... impossível!

Thássia Naves - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Thássia Naves
Imagem: Reprodução/Instagram
A hair specialist Renata Souza, do SpaDios, explica que para criar esse visual basta pentear os cabelos e fazer um rabo de cavalo alto. Depois, é preciso enrolar o comprimento dos fios e prendê-los com um elástico, bem ao estilo "podrinho".

“Para completar o look, escolha um lenço de sua preferência, dobrando para que ele fique em forma de linha. Amarre na base do coque, finalizando com um nó, laço ou com acabamento dentro do próprio penteado”, ensina.

O lenço deve ser dobrado ao meio, formando um triângulo. A partir dai, é preciso continuar diminuindo o tamanho, até formar pequenas faixas em uma linha só. Há quem goste de deixar as pontinhas aparecendo, como a modelo britânica Jena Goldsack. Mas existem aquelas que preferem uma versão mais delicada, com as pontas escondidas.

Do escritório ao happy hour

Camila Coelho - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Camila Coelho
Imagem: Reprodução/Instagram
O coque com lenço costuma ser visto em looks pós-praia, mas o penteado pode muito bem ser usado no dia a dia -- do escritório ao happy hour. Uma boa opção é usar a peça com tons mais sóbrios ou estampas que não contrastam com a roupa. Outra dica é variar com coque baixo ou apenas o rabo de cavalo preso na lateral, finalizando com um laço ou deixando as pontas soltas.

A especialista Renata Souza ressalta que, para fazer esse e outros penteados com lenço, a recomendação é escolher modelos pequenos, de 30 cm x 30 cm, para facilitar a amarração e evitar o volume excessivo de tecido nos cabelos. Nas lojas, é fácil encontrar peças coloridas e superfemininas, que são a cara do verão.