Topo

Cílios volumosos: 6 erros que podem estar minando seu olhar de boneca

Veja como conseguir cílios destacados como os da beleza do desfile de primavera/verão 2018 da Dior - Divulgação
Veja como conseguir cílios destacados como os da beleza do desfile de primavera/verão 2018 da Dior Imagem: Divulgação

Emma Alves

Colaboração para o UOL

12/02/2018 04h00

A busca por cílios volumosos dignos de boneca está indo além da máscara de todos os dias. Um olhar matador está entre os objetivos de muita aficcionada por beleza, que lança mão de tratamentos e alongamentos para alcançar as pestanas dos sonhos.

Veja também

Tanto que, de acordo com o relatório anual do Pinterest, cílios volumosos e marcantes são uma das maiores tendências de beleza para 2018. Segundo o levantamento da plataforma, o número de ideias salvas para "cílios" aumenta 152% a cada ano.

Mas será que estamos fazendo tudo certinho para conseguir os olhos de boneca? Deslizes comuns do dia a dia podem estar minando o olhar perfeito. Por isso, falamos com especialistas e apontamos seis erros que podem estar te impedindo de alcançar as pestanas dos sonhos:  

Usar máscara de cílios à prova d'água

Ficar esfregando o algodão com demaquilante para tirar o produto dos cílios não é legal. A fricção mecânica pode arrancar os cílios e, além disso, muitas vezes, o produto não consegue tirar toda a maquiagem dos fios. Então, a melhor escolha é usar rímel que não seja à prova d'água. 

Não tirar a maquiagem antes de dormir

Dormir com máscara para cílios não causa apenas o conhecido olhar de panda, mas também acelera a queda dos fios. Para a limpeza, demaquilantes bifásicos são os mais indicados. O ideal é usar o produto com algodão macio e fazer movimento circulares, do canto medial para a lateral. Tudo dermatologicamente testado, hein!

Passar produtos fora da validade

Uma máscara de cílios depois de aberta dura apenas seis meses, sabia? Então, nada de ficar anos usando o mesmo produto. Quando um cosmético sai da validade, ele perde várias propriedades e pode ser prejudicial. Imagina, então, em uma área tão sensível como os olhos? Por isso, fique atenta à validade de suas máscaras e delineadores.

Não hidratar a área dos olhos

O creminho para a área dos olhos não serve apenas para evitar os pés de galinha. O hidratante também tem componentes que são importantes para a saúde e a beleza dos cílios. Para potencializar o efeito do produto, você pode usar um cotonete e passá-lo rente aos fios. Outra dica é aplicar na área, duas a três vezes por semana, um óleo como o de rícino, derivado da mamona.

Fazer alongamentos de cílios

O procedimento dá um resultado lindo logo que você sai da clínica de estética, mas pode não ser bom a longo prazo. O alongamento acelera a queda natural dos cílios, encurtando o ciclo natural dos fios. Então, enquanto estiver com o alongamento, seus cílios estarão lindos e longos, mas, quando tirá-lo, você fica com fios curtinhos. Além disso, há risco de alergias e tersol decorrente dos produtos usados na aplicação do alongamento.

Usar curvex

A curto prazo, parece ajudar a conquistar os cílios dos sonhos. Porém, o acessório pode quebrar os fios, principalmente se você passar a máscara de cílios antes de usá-lo. Por isso, é melhor evitar o curvex e apostar em uma máscara mais potente.

Fontes: Farize Murad, dermatologista da Clínica Pepe (SP), e Claudia Marçal, dermatologista de Campinas (SP), membro da Academia Americana de Dermatologia.