Topo

Ressaca: sua pele também sofre com ela e envelhece mais depressa

Beba bastante água e água de coco durante a bebedeira e depois de caprichar nos drinques  - Getty Images
Beba bastante água e água de coco durante a bebedeira e depois de caprichar nos drinques Imagem: Getty Images

Paula Roschel

Colaboração para o UOL

13/02/2018 04h00

A ressaca, que traz aquela sensação de estômago embrulhado, cansaço, confusão mental e muita dor de cabeça, prejudica o corpo todo -- inclusive a pele. Ela sofre efeitos fortes da bebedeira, e os bons drinques podem desencadear até o envelhecimento precoce.

Segundo a esteticista Meily Alvarenga, da EmagreSee Pinheiros, de São Paulo, a pele sob efeito do álcool pode ficar:

  • Mais vermelha: O álcool é vasodilatador, ou seja, se a pessoa tem bochecha rosada naturalmente, vai ficar ainda mais avermelhada.
  • Desidratada: “Logo após a bebedeira, se você não consumiu bebidas sem álcool de forma equilibrada junto com os drinques, seu corpo começa a procurar água para metabolizar o álcool, inclusive da pele”, explica.
  • Com mais olheiras: Sem sono de qualidade, o que é muito comum em festas e no Carnaval, as olheiras e bolsas surgem com mais força, principalmente se já houver o quadro de desidratação, citado acima, instalado.

E não pense que exagerar nos coquetéis vai deixar sua pele pior apenas no dia seguinte: “O álcool estimula a produção de radicais livres, que, em contato com as células, danificam a sua estrutura, causando envelhecimento precoce e flacidez”, alerta a dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Veja também:

Cabelos e unhas também sofrem

Os cabelos e as unhas também sentem os efeitos do álcool. "Nos cabelos, o álcool pode agravar a dermatite seborreica, aumentando a incidência de caspa. Nas unhas, ocorre o enfraquecimento com o possível surgimento de manchas brancas, explica Thais Pepe.

Antes, durante e depois: capriche na hidratação

“Tome bastante água e água de coco no dia a dia, e intensifique esse consumo antes de festejar. Além disso, faça periodicamente drenagem linfática facial e corporal”, indica Meily Alvarenga. O tratamento ajuda a eliminar os líquidos retidos no corpo, diminuindo as impurezas e, consequentemente, melhorando o aspecto de inchaço e luminosidade. As drenagens também ajudam no dia seguinte, aliada à hidratação intensa -- bebendo água e usando cremes. 

Receitas caseiras também ajudam

A esteticista Edy Guimarães indica uma receita caseira para aliviar os efeitos de pele cansada e inchada: “Se você bebeu demais e acordou com bolsas e olheiras, pegue dois saquinhos de chá de camomila, depois de feitos, coloque na geladeira até que eles fiquem bem fresquinhos, e deposite-os sobre os olhos por dez minutos”.

Gelos de chá verde também são ótimos para dar aquele efeito de frescor e vigor após um dia de excessos. Para fazer, despeje o chá verde feito conforme indicação do fabricante numa forma de gelo. Deixe congelar e utilize-os em movimentos circulares no rosto todo. Só não faça isso se você tiver sensibilidade ao frio. Tome cuidado para não queimar a pele com o gelo -- o ideal é envolver a pedrinha num lenço de algodão antes da aplicação.