Topo

Penteados para arrumar os cabelos sem secador, chapinha ou babyliss

Luana Kondrat

Colaboração com o UOL

22/02/2018 04h00

Na hora de estilizar os cabelos, vale ondular, dar textura, volume e soltar os cachos com tudo... O melhor é que dá para fazer tudo isso sem a ajuda do secador, do babyliss ou da chapinha.

“O calor do aparelho pode danificar os fios e, por isso, devemos evitá-lo principalmente no verão, em que os cabelos ficam mais frágeis”, conta o hairstylist Sandro Cassolari. Veja inspirações e dicas preciosas para estilizar o seu cabelo com um penteado lindo:

Veja também

Ondas de praia

As famosas beach waves deram as caras há várias temporadas, mas tudo indica que vieram mesmo para ficar. Conseguir o efeito é superfácil: com os fios ainda úmidos, borrife um spray texturizador ao longo do comprimento do cabelo. Em seguida, deixe secar naturalmente.

Outra forma de conquistar o visual, principalmente para quem tem o cabelo liso, é preparar os fios úmidos com o spray texturizador, dividi-los em quatro seções e, em seguida, trançá-las bem apertadas. "Espere cerca de três horas e depois solte todas elas”, conta Gui Orbea, embaixador da Lowell Cosméticos.

Ondas soltas

Se a escolha forem as ondas mais soltinhas, uma coisa meio californiana, a melhor técnica é a dos rolinhos. Rosangela Araújo, hairstylist do Salão 1838 Jardim América, de São Paulo, ensina como: primeiro, espere o cabelo secar bem, depois, divida-o em diversas mechas médias. Daí, enrole cada uma delas com o dedo, prendendo-as com um grampo.

Espere cerca de 30 a 40 minutos e solte todos os rolinhos. Para finalizar, aplique um gota de sérum hidrante ao longo de todo o comprimento -- isso ajuda a controlar o frizz e a dar acabamento.

Cachos em evidência

Aqui, o grande segredo é manter os fios sempre hidratados. Sandro Cassolari aconselha aplicar creme para pentear nos fios úmidos e amassá-los, de baixo para cima.

Dá também para fazer o chamado "dedoliss": depois de aplicar um leave-in por todo o cabelo, enrole os cachinhos um a um, com a ajuda dos dedos. Em seguida, deixe secar naturalmente. "Para a manutenção no decorrer do dia, use o ativador de cachos”, conta Gui Orbea.

Volumão

Existem dois jeitos de garantir volume aos fios -- ambos bem fáceis. Na primeira opção, jogue o cabelo para frente e aplique o equivalente a uma bola de tênis de mousse ao longo de todo o comprimento. Depois, basta jogar tudo para trás e deixar que o vento faça o resto.

Outra forma é separar o cabelo em quatro partes: duas atrás, uma na metade da cabeça e outra no topo. Então, desfie a raiz de cada uma -- com exceção da mecha do topo -- usando um pente de dentes finos. “Na última mecha, você não precisa desfiar, pois ela vai servir de acabamento. Jogue todo o cabelo para trás e aplique spray de fixação”, conta Gui  Orbea.

Ondas definidas

Esta é a aposta certa para um visual mais elegante e moderno. Quem conta como fazer é Sandro Cassolari: “com o cabelo úmido, separe-o ao meio, em duas grandes partes. Então, faça dois coques baixos, nas laterais da cabeça, torcendo os fios e enrolando-os. Espere que sequem totalmente antes de soltar”.

Uma boa dica é fazer a técnica à noite e soltar no dia seguinte. Se quiser, pode borrifar spray fixador.