Qual é o jeito correto de plantar usando sementes?

Getty Images
Ao plantar uma semente, deixe apenas uma fina camada de terra sobre o grão para que, ao germinar, o broto não encontre resistência para sair do solo Imagem: Getty Images
Alessandro Terracini

Alessandro Terracini

Alessandro Terracini é engenheiro agrônomo e paisagista, proprietário da Terracini Paisagismo.

16/06/2011 17h55

Seguindo nossa proposta de falar sobre alguns princípios básicos da jardinagem, chegou a hora da semeadura, um processo muito importante para que o seu jardim cresça forte e vigoroso. A escolha das plantas e posterior plantio das sementes são ações simples, mas merecem toda atenção e cuidado, já que o sucesso desta etapa irá impactar no desenvolvimento saudável das plantas, flores e frutos desejados em seu espaço verde.

O primeiro passo é escolher a semente de sua planta preferida e um vaso com furos na base para facilitar a drenagem da água na hora da rega. Leia com atenção as dicas que normalmente estão impressas no pacote da semente que você escolheu. Muitas vezes as empresas fabricantes oferecem ao consumidor informações gerais tais como o clima mais adequado para a planta, a quantidade de terra necessária, o tamanho do vaso ideal para o desenvolvimento da espécie, entre outras.

Em seguida, coloque a terra no vaso e acrescente uma pequena quantidade de argila expandida. Os dois itens são fáceis de encontrar à venda em garden centres e home centres. A argila expandida funciona como dreno e impede que a terra fique compactada, facilitando, desta maneira, a penetração de água no solo. Preencha todo o vaso com terra, deixando somente um espaço livre, com cerca de 5 a 10 centímetros de altura.

  • Getty Images

    Informe-se sobre as necessidades específicas
    da espécie que vai plantar, como clima ideal para plantio, quantidade de terra e tamanho do vaso

Agora é a vez da semente. Insira o grão sob uma pequena camada de terra, próximo à superfície. Esta pequena quantidade de terra deve ser suficiente para cobrir a semente e ao mesmo tempo garantir que, quando o broto começar a crescer, não tenha dificuldades para sair do solo.

Pronto! Agora é só aguardar o crescimento de um lindo jardim, sem esquecer que é muito importante manter a terra úmida e tomar cuidado com o uso de adubos ou fertilizantes, visto que estes dois componentes devem ser administrados com dosagem correta, caso contrário podem danificar e até matar suas plantinhas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor