Todo jardim deve ser adubado? Com que frequência se deve usar fertilizantes?
Existem algumas maneiras de fortalecer nosso cantinho da natureza. Através dos adubos e fertilizantes -sejam químicos ou orgânicos- podemos tornar o jardim mais robusto.
A necessidade vital de qualquer planta é básica: água, luz e elementos minerais. Qualquer adubo que forneça estes três itens pode garantir a sobrevivência de diversas espécies vegetais de seu jardim. Atente-se para as quantidades utilizadas e tome cuidado para não usar elementos em excesso, pois eles podem ser tóxicos.
Para adubar um pequeno grupo de plantas você poderá utilizar adubos orgânicos, aqueles provenientes de matéria de origem vegetal ou animal. A prática consiste em repor os nutrientes retirados do solo pelas plantas e assim garantir que o jardim permaneça vivo e forte para crescer.
A frequência de adubação varia de acordo com a espécie cultivada. Algumas precisam de mais nutrientes, já outras exigem menos. De forma geral, a adubação pode ser feita a cada dois meses. Lembre-se: quanto à dosagem e forma de aplicação, siga rigorosamente as indicações do fabricante, que constam na embalagem do produto, porém não hesite em tirar dúvidas com o profissional atuante na área de paisagismo e jardinagem.
As opções para fertilizar a terra são variadas, de restos de alimentos submetidos a um processo de compostagem a minerais concentrados. O importante é saber como, quanto e quando usar.
Manter um jardim em casa é uma atividade prazerosa, mas que pode se tornar frustrante se alguns cuidados não forem tomados, ainda mais quando o assunto é adubação. Por isso alguns cuidados para fazer suas plantas crescerem fortes e saudáveis e ficarem bonitas o ano todo são necessários! Fique atento!