Topo

Veja 10 plantas muito perigosas para os bichos de estimação

do UOL

09/10/2017 04h00

Um vasinho pode representar um risco maior do que você imagina para seu animal. Algumas plantas ornamentais encontradas em ambientes internos e jardins são tóxicas para cães e gatos. Elas causam efeitos que vão desde vômito e diarreia até o câncer. Conheça as espécies mais perigosas e mantenha seus bichos a salvo. 

Fontes: Harald Brito, veterinário da Associação Brasileira de Medicina Veterinária, e o guia "Plantas Tóxicas mais Comuns na Cidade de São Paulo", da Faculdade de Medicina Veterinária da USP

  • Getty Images

    Comigo-ninguém-pode

    Ela até pode ser bonita, mas é também extremamente perigosa para animais. Qualquer parte da planta pode fazer mal, seja se o bicho comer ou apenas encostar nela, causando irritação da pele, vômito, diarreia e até asfixia.

  • Getty Images

    Espada-de-São-Jorge

    Diz-se que ela traz prosperidade. Mas independentemente da crença popular, ela pode causar dificuldade de movimentação e respiração nos animais de estimação. Isso porque irrita a mucosa e provoca salivação intensa.

  • Getty Images

    Avenca

    Esse tipo específico de samambaia representa um risco silenciosos para seus cães e gatos. Ela não causa efeitos imediatos, mas seu consumo prolongado por causar câncer de bexiga. Por isso, é importante não deixar que eles comam suas folhas e brotos.

  • Getty Images

    Violeta

    As sementes e o caule dessa florzinha são um perigo para os bichinhos. Em grande quantidade, elas podem causar vômito, diarreia, problemas circulatórios e respiratórios.

  • Getty Images

    Antúrio

    É perigo por completo. Suas flores, folhas e caule podem causar inchaço dos lábios, boca e garganta, além de edema da glote, responsável pelo movimento de engolir. E isso pode levar a salivação excessiva e asfixia do seu bichinho.

  • Getty Images

    Bico-de-papagaio

    Comer ou ter contato com ela pode fazer mal aos pets. A ingestão pode causar uma intoxicação alimentar, com vômitos e diarreias. E se o bicho tocar nela, pode ter lesões na pele e até conjuntivite.

  • Getty Images

    Lírio e Lírio da paz

    Beleza não é tudo. Todas as partes do lírio são perigosas para os animais e podem causar vários problemas de irritação nos olhos e boca, dificuldade para engolir e até respirar. Em casos mais graves, pode levar a problemas nos rins e neurológicos.

  • Getty Images

    Coroa de Cristo

    Outra que pode fazer mal através da ingestão ou na pele. Seus principais efeitos nos animais são inchaço, dor e vermelhidão.

  • Getty Images

    Espirradeira

    Tem substâncias em todas suas partes que podem causar arritmia, vômito, diarreia, falta de ar, paralisia e até coma e morte. Esses sintomas podem aparecer em até 24 horas depois da ingestão.

  • Getty Images

    Maconha

    Apesar de ilegal, ela está presente em muitos lares e age direto no sistema nervoso central dos bichos. Os sintomas podem ser de depressão, falta de coordenação motora, desorientação e coma. Além disso, pode fazer com que os pets fiquem incomodados com a luz.