Topo

Em bege e azul, sala integrada tem decoração básica, leve e agradável

A sala com design da decoradora de interiores Marília Veiga mistura peças atemporais - Daniel Veiga/ Divulgação
A sala com design da decoradora de interiores Marília Veiga mistura peças atemporais Imagem: Daniel Veiga/ Divulgação

Colaboração para o UOL, de São Paulo

10/01/2016 09h00

O apartamento com pouco uso foi comprado por um casal com dois filhos que desejava um espaço atual e aconchegante para a família. "No living, o piso de madeira estava velho e havia uma parede revestida com um painel de madeira e espelhos. Tudo estava muito escuro, então, o ambiente foi todo reformado", conta a decoradora Marília Veiga, autora do projeto.

A área social com 31 m² ganhou piso de porcelanato, forro de gesso e nova pintura. Além disso, a marcenaria personalizou o ambiente e os móveis atemporais foram combinados às cadeiras com cara dos anos 50, no estar. No jantar, a linguagem segue a lógica do "menos é mais": a composição é econômica e equilibrada.

O diferencial da proposta, porém, está na distribuição das peças, que não seguiu o clichê “tv na parede e sofá como divisória entre os usos”. A integração é ampla e o que traça o tênue limiar entre estar e jantar é o pufe. Estampas gráficas, quadros que seguem esta mesma linguagem e tons que se baseiam no trio azul, bege e branco deixaram a decoração leve e superatual, bem ao gosto dos novos moradores.

  • Daniel Veiga/ UOL

    Peças bem escolhidas

    A sala, decorada por Marília Veiga, mistura peças com aspecto atemporal a outras com a cara dos anos 1950, a exemplo das poltronas com estofamento azul. Entre estas cadeiras, as mesas de apoio são pequenas e geométricas e a de centro é ampla, feita de madeira e vidro, servindo de apoio para itens decorativos como o vaso de Murano azul.

  • Daniel Veiga/ Divulgação

    Home theater

    O estar que também funciona como home theater foi revitalizado com o emprego da marcenaria sob medida. As prateleiras foram executados em nogueira, enquanto o painel e as gavetas são laqueados em branco, o que dá um brilho sutil ao espaço. Os equipamentos ficam escondidos, suprimindo os 'ruídos' na ambientação.

  • Daniel Veiga/ Divulgação

    Jantar aconchegante

    O living, integrado pelo piso de porcelanato, tem espaços definidos apenas pelo pufe, que que por ser baixo preserva a conexão visual. O jantar (ao fundo) é composto pela mesa laqueada combinadas às cadeiras com pés de madeira e encosto e assento de couro. A iluminação principal fica por conta do pendente moderno da Art Maison. Para que a decoração ficasse mais interessante, o ambiente foi pincelado por cores quentes, presentes no quadro e nos arranjos sobre o bufê.

  • Daniel Veiga/ Divulgação

    Acabamentos

    Com a reforma, o living teve o piso revestido de porcelanato e a parede ganhou o tom "off-white"; amboss são emoldurados pelo rodapé largo. O quadro (à dir.), da Moldura Minuto, é colorido e dá ritmo à decoração, ao mesmo tempo que leva tranquilidade ao jantar.

  • Daniel Veiga/ Divulgação

    Detalhes surpreendentes

    O bufê laqueado diferencia-se pelo trabalho com ripas de madeira que, curvadas, atuam como puxadores. Veja que por conta da parede "off-white", o branco é ressaltado e ganha importância no ambiente. Aqui, também, o grafismo é a temática dos pôsteres.

  • Daniel Veiga/ Divulgação

    Colorido e perfumado

    Para organizar os arranjos, a bandeja fica apoiada no bufê. Em couro, ela se destaca sobre os tons claros, assim como o vaso de cristal e os arranjos de flores.