Casa e decoração

Pano de prato deve ser trocado todo dia para evitar contaminação

Getty Images
Panos de prato em diversas cores ajudam a setorizar o uso: mãos, louças, pia e apoio Imagem: Getty Images

Simone Sayegh

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/03/2016 09h02

As cozinhas estão cada vez mais funcionais e os eletrodomésticos e utensílios mais compactos e modernos. No entanto, uma coisa não mudou: o pano de prato. Não custa lembrar, a área que mais que aglomera germes na casa - inclusive patogênicos como Salmonella, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Enterovirus, etc. - é a cozinha e, não, o banheiro. A esponja é o objeto que mais concentra os microrganismos, seguido pelo pano de prato. Por isso, é recomendado que o utensílio seja usado apenas seco e limpo, o mínimo de vezes possível e só para secar a louça. 

Fontes: Fernanda Geiger, Ingrid Lisboa e Lucy Mizael, house organizers e consultoras domésticas; e Roberto Martins, biomédico conhecido como Dr. Bactéria. 

  • Evite a contaminação cruzada

    Tenha um pano 'de pia', um para enxugar as mãos, outro para pegar as panelas e itens quentes e um quarto para efetivamente secar a louça.Os panos de prato se contaminam facilmente: bactérias da panela e, até, dos alimentos passam para o tecido que as transmite à louça já limpa. Não adianta também secar pratos e copos com o utensílio já usado e úmido. A umidade pós-uso aumenta a quantidade de microrganismos (até 1 milhão a mais do que a concentração encontrada na tampa de um vaso sanitário) e a sobrevida dos bichinhos neste ambiente dobra: os germes chegam a viver 48 horas, enquanto a "durabilidade" em um seco é de 24 horas, em média.

  • Organize

    Coloque em sua cozinha ganchos para pendurar as toalhinhas e panos. Para não se confundir, experimente dividir os itens por cores: panos de louça podem ser brancos e os demais coloridos. Mas se essa organização é demais para você, deixe a louça secar naturalmente (e só use um pano limpo e seco para remover as manchas deixadas pela água) ou utilize toalhas de papel. Mas atente-se! Esta opção é bem menos ecológica e deve ser empregada com parcimônia.

  • Troque, lave, passe e guarde

    Sim, isso significa trabalho extra, mas se você cozinha diariamente, os panos de prato devem ser trocados na mesma frequência. E isto inclui lavá-los periodicamente com produtos bactericidas, como água sanitária. Se os guardanapos forem totalmente brancos, vale deixá-los de molho em uma solução composta de um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária, por dez minutos - se o tecido for colorido, use alvejante sem cloro. Manipule-os sempre com luvas e lave-os à mão ou na lavadora, separados de outras roupas. Outro processo eficaz de desinfecção é ferver os panos em uma panela com um litro de água e uma colher de bicarbonato de sódio, por cinco minutos, antes da lavagem. Qualquer que seja o método, deixe os tecidos secarem ao sol (se possível) e passe-os depois de secos com ferro bem quente. Ao guardar, acondicione os panos dentro de gavetas ou caixas fechadas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo