Estilo de vida

Qual é o estilo de decoração de cada signo? Descubra

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Silvana Maria Rosso

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/09/2015 20h37

A astrologia estuda os tempos interno e externo, onde os planetas simbolizam as funções psíquicas e o movimento executado pelos astros tem relação direta com os nossos ritmos e comportamentos.

Assim, “conhecer um pouco sobre o seu signo, ascendente e lua pode ajudar – também - na escolha das cores, dos objetos e do design do seu lar. É uma forma de criar um lugar mais íntimo e externar sua personalidade”, explica o astrólogo Levi Mendes Jr..

A seguir mostramos como cada signo define a identidade da casa onde vive. Lembrando que este é apenas um panorama geral e que outros fatores astrológicos influenciam tais escolhas e, para conhece-los, é necessário fazer um mapa astral. 

A casa de...

  • Imagem: Daniel Mira/ Divulgação
    Daniel Mira/ Divulgação
    Imagem: Daniel Mira/ Divulgação

    ... Áries - 21/03 a 20/04

    Impulsivo e conquistador, o ariano é inquieto e vive bem em locais espaçosos e confortáveis, que lhe permitam renovações constantes. A mudança pode ser pequena, como combinar um novo quadro com as almofadas ou mudar um móvel de lugar, ou grande, com a alteração da decoração inteira. A iluminação deve ser, preferencialmente, indireta, com foco nos planos de interesse e objetos de destaque. Áries adora, ainda, cores quentes e vibrantes e espaços dinâmicos, mas precisa de um canto pra relaxar, como este home theater, idealizado pela arquiteta Renata Dutra para a Casa Cor Brasília (2013).

  • Imagem: Marcelo Magnani/ Divulgação
    Marcelo Magnani/ Divulgação
    Imagem: Marcelo Magnani/ Divulgação

    ... Touro - 21/04 a 20/05

    Os taurinos são práticos e definem seu estilo pelo valor. Gostam de conforto, objetos caros e obras de arte de autores famosos. Preferem morar em casas, pois se sentem seguros pelo contato com a terra. Gostam de tons pastel e tendem à decoração clássica. A área social é muito importante para o nativo desse signo, portanto, um amplo e confortável sofá e peças que ilustrem conquistas devem fazer parte do espaço. Pela combinação de Vênus com o elemento terra, a casa taurina é tipicamente familiar, decorada com fotos de parentes e amigos. Metais dourados e acobreados também têm lugar na ambientação criando contrapontos com flores e plantas, a exemplo deste living idealizado pelo escritório Abreu Borges Arquitetos.

  • Imagem: Sidney Doll/ Divulgação
    Sidney Doll/ Divulgação
    Imagem: Sidney Doll/ Divulgação

    ... Gêmeos - 21/05 a 20/06

    Os geminianos adoram livros e, certamente, a biblioteca é um dos cantos preferidos da casa. Adotam um estilo moderno, pautado pelas cores claras com pitadas de tons quentes, bem retratado por este living idealizado pela arquiteta Ana Yoshida. Os nascidos sob esse signo preferem ambiente leves e de circulação ágil, pois têm um cotidiano movimentado. Às vezes, a decoração parece não se combinar, pois o geminiano não gosta de rotina e precisa ter a sensação de que algo novo está sempre acontecendo. É recomendável que haja espaço para que móveis e objetos possam ser movidos de lugar e o visual se altere constantemente. Ao entrar em casa, o nativo precisa se conectar com a terra, pisando em pisos de madeira ou entrando em contato com as cores da terra.

  • Imagem: Paulo Lagreca/ Divulgação
    Paulo Lagreca/ Divulgação
    Imagem: Paulo Lagreca/ Divulgação

    ... Câncer - 21/06 a 21/07

    A casa é tudo para os cancerianos: se puderem, trabalham, dormem, passam as férias e viajam por ali mesmo. Com estilo conservador, comumente têm móveis, porta-retratos e objetos que pertencem à família há várias gerações, mesclados com alguma peça que remeta à experiência sentimental mais recente, pois são românticos e saudosistas, e a outras mais modernas como no living assinado por Adriana Scartaris. Com estilo um tanto sóbrio, o canceriano adora receber amigos e familiares, preocupa-se com o conforto do próximo e, por isso, sua casa ampla e bem iluminada acolhe a todos. A área social é seu ninho e a disposição simétrica dos móveis convida à discussão e ao bom acordo.

  • Imagem: Katia Kuwabara/ UOL
    Katia Kuwabara/ UOL
    Imagem: Katia Kuwabara/ UOL

    ... Leão - 22/07 a 22/08

    A casa do leonino tem que ser espaçosa, para que todo o magnetismo do morador possa ser irradiado. Seu estilo demonstra a busca pelo original, pelo autêntico e pelo que desperta a atenção, a exemplo deste espaço assinado pelo arquiteto Leo Romano, para a Casa Cor São Paulo (2015). O ambiente tem móveis sólidos e grandes e espelhos enormes para a autocontemplação. Aliás, o leonino tende ao exagero e precisa se policiar para não parecer esnobe. Todavia tem um lado generoso e, quando recebe os amigos, procura oferecer o melhor em todos os sentidos. É dentro de casa, porém, que os nascidos sob esse signo mostram insegurança e fragilidade, por isso têm necessidade de se sentirem protegidos na "sua toca".

  • Imagem: Evelyn Müller/ Divulgação
    Evelyn Müller/ Divulgação
    Imagem: Evelyn Müller/ Divulgação

    ... Virgem - 23/08 a 22/09

    Signo da simplicidade e da organização, da praticidade e da discrição, Virgem gosta de "tudo no lugar", cores em harmonia, móveis claros e um espacinho para os colecionáveis. No lounge do piano, projetado por Vivian Coser, por exemplo, a estante foi pensada para os cristais e para a coleção de vasos. A decoração e os detalhes da casa virginiana podem ser mantidos por muitos anos, pois as mudanças feitas pelos nascidos sob o signo tendem a ser funcionais ou sutis, como a pintura de um cômoda ou a troca de algum quadro de lugar. O virginiano gosta de morar no alto, de onde possa observar as ruas e o horizonte. Tons de verde e salpicos em vermelho são desejáveis, além da iluminação clara, da boa ventilação e dos aparelhos que garantam a comunicação com o mundo exterior.

  • Imagem: Katia Kuwabara/ UOL
    Katia Kuwabara/ UOL
    Imagem: Katia Kuwabara/ UOL

    ... Libra - 23/09 a 22/10

    Harmonia, beleza e equilíbrio são as bases do diálogo de cada espaço com o todo da casa de Libra. O libriano gosta de misturar o contemporâneo com o naïf em busca de uma atmosfera imaginativa e adora obras de arte combinadas às cores vivas e alegres. Os tons pastel, o vermelho e o laranja são predominantes, além de móveis de madeira e tapetes aconchegantes como no living projetado por Roberto Migotto para a Casa Cor São Paulo (2015). O lar do libriano é idealizado para receber e deve estar sempre arrumado. O nascido sob esse signo também precisa reencontrar seus limites e recuperar a sua individualidade dentro de casa, por isso, um pequeno local de reflexão ou meditação com folhagens longas pode ser inspirador.

  • Imagem: Leonardo Finotti/ UOL
    Leonardo Finotti/ UOL
    Imagem: Leonardo Finotti/ UOL

    ... Escorpião - 23/10 a 21/11

    Reservado, misterioso e observador, o nativo de Escorpião deseja uma casa segura e sem exageros, com espaços ventilados e claros para que as suas variações de personalidade encontrem a segurança do lar. A casa é o lugar onde o escorpiano pode relaxar, mas como é apegado, precisa de uma casa despojada e ampla, que combine metais, vidros, cores claras e móveis dispostos simetricamente, a exemplo da sala de TV da Strick House, projetada por Oscar Niemeyer. O estilo dos nativos desse signo é variado e se rege pelo gosto em entender o tempo presente e viver de acordo com a leitura particular de mundo.

  • Imagem: Kai Nakamura/ Divulgação
    Kai Nakamura/ Divulgação
    Imagem: Kai Nakamura/ Divulgação

    ... Sagitário - 22/11 a 21/12

    Expansivo, aventureiro e caloroso, o sagitariano tem estilo "clean" com pitada étnica. Sua casa reflete o seu gosto por viagens e pelo conhecimento adquiridos nessas aventuras. Porém, Sagitário precisa encontrar raízes e calmaria em sua casa, já que defende a justiça "lá fora". O elemento fogo faz com que a casa desse signo seja ampla, iluminada, alegre, dinâmica e de bom gosto. Para promover a paz, é recomendável que haja uma imagem de uma divindade ou o contato com a natureza, para que o morador possa evocar o seu lado reflexivo. Um bom exemplo é a casa TN, desenhada pelo arquiteto Tsuyoshi Ando.

  • Imagem: Eduardo Liotti/ Divulgação
    Eduardo Liotti/ Divulgação
    Imagem: Eduardo Liotti/ Divulgação

    ... Capricórnio - 22/12 a 20/01

    Os capricornianos são dominadores, cerimoniosos e sóbrios, mas sabem o valor do bem viver. Apreciam o estilo clássico, os tons pastel e de cinza, reconhecem às peças de valor e desconfiam dos arrojos contemporâneos. Este estar assinado por Fernanda Werner representa bem as preferências do signo, que pauta suas escolhas pela visão "oficial" de mundo. A casa ideal para o capricorniano é aquela que perdure por uma vida. Deve ser organizada e funcional, mas precisa de pinceladas de paixão e vitalidade. O teto mais claro que as paredes garante a sensação de amplitude que a morada precisa ter.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Estilo de vida

Topo