Casa e decoração

Revestimento autolimpante já é realidade; conheça essa e outras novidades

Juliana Nakamura

Colaboração para o UOL, de São Paulo

03/03/2016 17h05

Os lançamentos da indústria de revestimentos e acabamentos para áreas internas e externas da casa são apresentados, anualmente, na Expo Revestir. O evento, que em 2016 celebra sua 14ª edição, tem lugar em São Paulo. A reportagem de UOL percorreu os corredores da feira em busca de produtos que fujam do lugar-comum, no design ou na técnica. 

  • Imagem: Júnior Lago/ UOL
    Júnior Lago/ UOL
    Imagem: Júnior Lago/ UOL

    Revestimento autolimpante

    A Eliane (www.eliane.com) firmou uma parceria com a japonesa Toto (www.toto.co.jp) para incorporar em alguns de seus revestimentos cerâmicos a tecnologia Cleantec: trata-se da aplicação de uma camada de óxidos de metais nobres, invisível a olho nu. Explicam as fabricantes que, na presença de luz, tais compostos geram uma reação química que torna a superfície autolimpante e ecológica. Isto porque, a tecnologia aproveita a água da chuva para eliminar a sujeira das fachadas e retira da atmosfera gases geradores do efeito estufa. Em ambientes internos, além de facilitar a limpeza, o produto reduz o crescimento de bactérias, fungos e microorganismos que causam maus odores e mofo.

  • Imagem: Júnior Lago/ UOL
    Júnior Lago/ UOL
    Imagem: Júnior Lago/ UOL

    Influência digital

    A arquiteta e designer Fernanda Marques buscou inspiração no mundo digital para criar os revestimentos de parede Pixel, lançados pela Solarium (www.solariumrevestimentos.com.br). A linha é composta de módulos cimentícios em formato hexagonal. Algumas peças contam com motivos geométricos impressos em baixo relevo. Também gera um efeito tridimensional o Trapézio Preto, revestimento de parede que compõe a coleção Urban Shapes, da Decortiles (www.decortiles.com.br). Imponentes, as superfícies chamam a atenção por seus volumes dramáticos.

  • Imagem: Divulgação/ Júnior Lago/ UOL
    Divulgação/ Júnior Lago/ UOL
    Imagem: Divulgação/ Júnior Lago/ UOL

    Parede de musgo

    Para quem busca uma alternativa aos jardins verticais que demandam manutenção, a italiana Verde Profilo (www.verdeprofilo.com) desenvolveu a Moss Wall, uma parede composta exclusivamente de musgos. Segundo a fabricante, a tecnologia dispensa regas e podas e possibilita a composição de jardins internos, mesmo em ambientes sem luz do sol. O líquen natural, que tem o toque de uma esponja, é oferecido em 21 cores.

  • Imagem: Júnior Lago/ UOL
    Júnior Lago/ UOL
    Imagem: Júnior Lago/ UOL

    Efeito 3 D

    Em resposta a demanda por revestimentos com aparência mais industrial e contemporânea, a Roca (www.rocaceramica.com.br) lança a linha Urban Street, composta de superfícies para a decoração de paredes e porcelanatos inspirados no concreto e nos metais, com efeitos ópticos. Entre os destaques da coleção estão o Malla Sweet, um mosaico de alumínio (nas versões dourada e prateada), e o Anima Colour, com influência da Pop Art e que reúne em uma única placa quadrados coloridos que remetem às janelas das grandes cidades.

  • Imagem: Júnio Lago/ UOL
    Júnio Lago/ UOL
    Imagem: Júnio Lago/ UOL

    Parece, mas não é

    Há alguns anos, a indústria de revestimento tira proveito de técnicas de impressão digital "full HD" para produzir superfícies com aparência de outros materiais. O Brick Vecchio, criado por Nina Martinelli (www.ninamartinelli.com.br), é um exemplo: as peças cerâmicas recriam tijolinhos rústicos ou metais oxidados. Outro produto que segue essa linha é o porcelanato Rusty, da Cecrisa (www.cecrisa.com.br). Com tom de cobre e aspecto desgastado, o produto remete às chapas metálicas usadas em navios, mas com toque suave.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Casa e Decoração
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
Revista Ana Maria
do UOL
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Casa e Decoração
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
Topo