Jardinagem e paisagismo

Todos os macetes e dicas para que você comece a cultivar o seu jardim

Getty Images
Imagem: Getty Images

Simone Sayegh

Colaboração para o UOL

03/12/2016 07h00

Você quer um jardim em casa, mas não sabe por onde começar? Antes de colocar a mão na terra e comprar as mudinhas, saiba que adubo e ferramentas malucas não bastam. Dedicar um tempinho da sua rotina diária e ter um local disponível também são pontos a serem considerados. Para te ajudar a dar o pontapé inicial, o UOL preparou uma lista com conselhos: calce as luvas e vamos lá.

Fontes: Heloiza Rodrigues, paisagista d'A Prima Plantarum; Marcos Malamut, arquiteto e paisagista da Pro Flora e Christiane Ribeiro, arquiteta da Rodolfo Geiser Paisagismo.

  • Na sua rotina cabe um jardim?

    Jardins e hortas não são auto-suficientes e precisam de cuidados. Molhar, adubar, limpar, controlar pragas e ervas daninhas são parte da rotina. O volume de trabalho depende de vários fatores, como as espécies escolhidas para o cultivo. Então, não se iluda: se você não puder dedicar algumas horas por semana as suas plantas, as chances de sucesso serão remotas.

  • Informe-se

    Há um volume imenso de informação disponível: nas livrarias e bancas de jornal há publicações para iniciantes e na internet existem sites especializados e pipocam os grupos para a troca de informações e experiências nas redes sociais. Além disso, vale procurar na sua região por cursos rápidos de jardinagem.

  • Avalie o espaço

    Tá com tudo na cabeça? Abriu espaço na agenda? Bem, é hora de avaliar o local onde a horta ou o jardim vai ficar. Primeiro, olhe para seu quintal ou espaço de cultivo e imagine o que pode ser plantado e onde: é canteiro? Um vaso? Ele é grande ou pequeno? Antes de escolher as espécies, pense no clima (temperaturas e se é ou não úmido), solo e localização: leve em conta o período em que a luz do sol incidirá sobre as plantas e se elas estarão em um lugar que a chuva atingirá. Caso o jardinzinho seja interno, verifique a distância da janela, se o ambiente conta com ar-condicionado e/ou se há vento.

  • Frutas, flores ou só folhas?

    De posse de todas as informações, você pode decidir entre árvores frutíferas, horta, jardim de flores ou um herbário. Com poucas exceções, podemos cultivar praticamente tudo o ano inteiro no Brasil. Mas a primavera é uma ótima época para renovar vasos, jardineiras e canteiros.

  • Jardineiro vai às compras

    Para adquirir suas mudas procure um fornecedor de confiança e tenha certeza que elas estão saudáveis, sem ataque de pragas ou doenças. Se ainda estiver em dúvida sobre o que plantar, peça uma dica ao vendedor. Na hora de comprar ferramentas, opte pelo kit básico: pá, garfo, tesoura pequena para podas e regador ou mangueira. Leia mais

  • Solo preparado

    O solo deve ser de boa qualidade, possuir matéria orgânica e estar livre de ervas daninhas e restos de construção. Lembre-se que sua planta não está mais na floresta ou no campo, onde a reposição dos nutrientes ocorre naturalmente. Isso quer dizer que você terá que suprir essa falta. Dê preferência para os adubos orgânicos, como esterco de aves bem curtido ou húmus de minhoca. Eles são eficientes e mais fáceis de lidar. A quantidade a ser utilizada em cada cova vai depender do tamanho da muda. Se quiser usar fertilizantes, há os domésticos apropriados para as mais diversas plantas. Siga as orientações da embalagem à risca, sob o risco de matar a planta. As adubações devem ser realizadas, ao menos, quatro vezes por ano. Leia mais

  • Todo cuidado com a muda

    Se for plantar no jardim, a indicação mais básica é abrir uma cova com duas vezes e meia o tamanho da porção de terra que envolve a raíz da planta. Tenha muito cuidado para que esse torrão se mantenha íntegro durante o plantio. Misture o adubo orgânico à terra que você retirou, coloque parte desse mix no buraco e assente a muda. Regue abundantemente e aguarde as novas brotações. Nos meses de primavera e verão, faça a irrigação todos os dias.

  • Regador na mão

    O cuidado mais frequente, sem dúvidas, é com a rega. Avalie com regularidade a umidade do solo. Se sua planta for originária de um lugar úmido, reponha a água assim que a terra começar a secar. Se o vegetal é de um ambiente com boa oferta hídrica, mas não permanentemente úmido, deixe secar um pouquinho antes de molhar mais uma vez. Se a espécie for de uma região muito seca, certifique-se de que o substrato tem drenagem eficiente e só irrigue quando já estiver bem seco.

  • Olho nas doenças

    Se sua planta adoecer, a primeira coisa a se avaliar é: ela é adequada para o lugar que você escolheu? O organismo dos vegetais fica fragilizado quando exposto a condições ambientais desfavoráveis, o que facilita o ataque de pragas e doenças. Se houver desequilíbrios na luminosidade ou irrigação, faça as correções necessárias. Em seguida, remova ou limpe as partes atacadas. Muitas vezes isso já é o suficiente para solucionar o problema. Se não for, procure orientação para aplicar um "remédio" adequado. Não custa lembrar que mesmo produtos naturais têm princípios ativos com alguma toxicidade e devem ser usados com critério e manipulados com cuidado. Leia mais

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Casa e Decoração
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
Casa e Decoração
Revista Ana Maria
Virgula
Yes Wedding
Deutsche Welle
do UOL
do UOL
Vírgula Comportamento
UOL Casa e Decoração
Folha de S.Paulo
do UOL
It mãe
Casa e Decoração
Yes Wedding
Casa e Decoração
Folha de S.Paulo
BBel
Casa e Decoração
Bbel
Casa e Decoração
Folha de S. Paulo
BBel
Arquitetura & Construção
Casa e Decoração
Folha de S. Paulo
Casa e Decoração
Folha de S.Paulo
Casa e Decoração
BBC
Casa e Decoração
Folha de S. Paulo
Revista Minha Casa
Folha de S. Paulo
Casa e Decoração
Revista Minha Casa
BBC
Revista Ana Maria
Casa e Decoração
do UOL
Arquitetura & Construção
Casa Linda
Folha de S.Paulo
Casa e Decoração
Topo