Casa e decoração

Suíte com móveis de madeira abrigará papa

20/07/2013 12h15

Aparecida (SP) - A ala pontifícia do Seminário Bom Jesus, em Aparecida, no Vale do Paraíba (SP), receberá a visita do terceiro papa em 33 anos. Francisco descansará no mesmo quarto usado pelos antecessores João Paulo II e Bento XVI. Trata-se de uma suíte decorada com móveis simples, de madeira, sem luxo.

Na cabeceira da cama de solteiro há um quadro estilizado de Nossa Senhora Aparecida. Na escrivaninha, um porta-retrato com a foto da família de Jorge Mario Bergoglio serve para dar um clima familiar ao espaço, ao lado de uma cuia de chimarrão, que será oferecida ao pontífice após o almoço. Argentino, o papa também tem o costume de tomar o chá tradicional do Sul do Brasil.

Apesar de toda a simplicidade, o quarto do pontífice recebeu nesta sexta-feira a primeira vistoria oficial do Exército, que também cuidará da segurança do papa nas quase três horas em que ele permanecerá no local. Soldados à paisana tiraram fotos do espaço, checaram as entradas e janelas do banheiro e utilizaram um aparelho que mede a radioatividade do ambiente.

A expectativa é de que Francisco chegue ao seminário por volta das 13h de quarta-feira, 24. Ele seguirá diretamente para o refeitório, onde participará de um almoço para 60 convidados. O cardápio é tratado como "segredo de Estado". A nutricionista do local adiantou apenas que o pontífice poderá experimentar comida caseira, típica da região.

Para a visita de Bergoglio, nenhuma obra foi realizada no seminário. A ala que o papa usufruirá é exatamente igual à oferecida a Bento XVI, em 2007. Apenas serviços de limpeza e pintura foram realizados, segundo o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal d. Raymundo Damasceno Assis. "Ele é simples, prega a humildade e a austeridade em cada um de seus gestos. Não podíamos ser diferentes. Ainda bem, assim não tivemos de gastar nada." As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Casa e Decoração
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
Revista Ana Maria
do UOL
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Casa e Decoração
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
Topo