Suíte com móveis de madeira abrigará papa

20/07/2013 12h15

Aparecida (SP) - A ala pontifícia do Seminário Bom Jesus, em Aparecida, no Vale do Paraíba (SP), receberá a visita do terceiro papa em 33 anos. Francisco descansará no mesmo quarto usado pelos antecessores João Paulo II e Bento XVI. Trata-se de uma suíte decorada com móveis simples, de madeira, sem luxo.

Na cabeceira da cama de solteiro há um quadro estilizado de Nossa Senhora Aparecida. Na escrivaninha, um porta-retrato com a foto da família de Jorge Mario Bergoglio serve para dar um clima familiar ao espaço, ao lado de uma cuia de chimarrão, que será oferecida ao pontífice após o almoço. Argentino, o papa também tem o costume de tomar o chá tradicional do Sul do Brasil.

Apesar de toda a simplicidade, o quarto do pontífice recebeu nesta sexta-feira a primeira vistoria oficial do Exército, que também cuidará da segurança do papa nas quase três horas em que ele permanecerá no local. Soldados à paisana tiraram fotos do espaço, checaram as entradas e janelas do banheiro e utilizaram um aparelho que mede a radioatividade do ambiente.

A expectativa é de que Francisco chegue ao seminário por volta das 13h de quarta-feira, 24. Ele seguirá diretamente para o refeitório, onde participará de um almoço para 60 convidados. O cardápio é tratado como "segredo de Estado". A nutricionista do local adiantou apenas que o pontífice poderá experimentar comida caseira, típica da região.

Para a visita de Bergoglio, nenhuma obra foi realizada no seminário. A ala que o papa usufruirá é exatamente igual à oferecida a Bento XVI, em 2007. Apenas serviços de limpeza e pintura foram realizados, segundo o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal d. Raymundo Damasceno Assis. "Ele é simples, prega a humildade e a austeridade em cada um de seus gestos. Não podíamos ser diferentes. Ainda bem, assim não tivemos de gastar nada." As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor