Topo

Bento XVI inaugura mostra com obra de Niemeyer

04/07/2011 17h43

CIDADE DO VATICANO, 4 JUL (ANSA) - O papa Bento XVI se reuniu hoje com artistas italianos e estrangeiros durante a inauguração da mostra "O Esplendor da Verdade, da Beleza e da Caridade", que celebra o aniversário de 60 anos da ordenação sacerdotal do Pontífice.

A exposição reúne obras de 60 artistas, entre eles o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, sendo que cada um representa um ano de sacerdócio de Bento XVI.

A mostra conta com a participação de personalidades das mais diversas áreas, como pintores, arquitetos, fotógrafos, escultores e músicos, como o espanhol Santiago Calatrava, o suíço Mario Botta, o grego Jannis Kounellis e os italianos Ennio Morricone, Renzo Piano, Tullio Pericoli, Mario Ceroli e Arnaldo Pomodoro.

Durante a inauguração da mostra, Bento XVI ressaltou que a relação entre a Igreja e os artistas oferece à cultura atual "um exemplo de diálogo fecundo e eficaz", que deixa "nosso mundo mais humano e mais bonito".

A exposição, que é promovida pelo Pontifício Conselho de Cultura, órgão comandado pelo cardeal Gianfranco Ravasi, fica no átrio da Sala Paulo VI, no Vaticano, até o dia 4 de setembro.