Topo

EUA anunciam plano para ajudar donos de imóveis com hipotecas

29/03/2010 11h51

Os Estados Unidos anunciaram, nesta sexta-feira, um plano para ajudar donos de imóveis que enfrentam dificuldades para pagar suas hipotecas.

O projeto prevê que proprietários que devem mais do que o valor de suas propriedades terão direito a empréstimos do governo para pagar suas dívidas.

Especialistas calculam que um em cada três donos de imóveis nos EUA deve mais do que o valor de suas casas. Cerca de 15% dos pagamentos de hipotecas estão atrasados, segundo os credores americanos.

O governo destinou US$ 14 (R$ 25 bi) bilhões de dólares para o programa que também dará assistência para que donos de imóveis que estejam desempregados consigam honrar seus pagamentos. Mutuários receberão ainda seis meses de auxílio se perderem seus empregos.

Além disso, o plano prevê que companhias que concordem em reduzir o valor dos pagamentos receberão incentivos econômicos do governo.

O governo usará para este programa parte do dinheiro destinado para resgatar o sistema financeiro após o colapso do Lehman Brothers.

O analista econômico da BBC Andrew Walker afirma que "a economia se recupera e o desemprego diminui, mas ainda existe o problema das pessoas perdendo suas casas por não conseguirem honrar o pagamento de suas hipotecas".

"As iniciativas do governo americano, até agora, não conseguiram resolver esse problema."