Topo

Além da culinária: dez truques de como usar o micro-ondas

Micro-ondas não serve só para esquentar a comida; conheça usos práticos do aparelho - Thinkstock
Micro-ondas não serve só para esquentar a comida; conheça usos práticos do aparelho Imagem: Thinkstock

01/06/2015 13h52

Uma das principais invenções da modernidade, especialmente para aqueles que detestam cozinhar, o forno de micro-ondas tornou-se item quase obrigatório em casas de todo o mundo.

A primeira unidade do produto foi vendida em 1946. Hoje, quase sete décadas depois, alguns não conseguem pensar em viver sem o equipamento. No entanto, além de aquecer o leite do café da manhã ou preparar pratos congelados, o eletrodoméstico pode servir para outras finalidades, especialmente por causa de suas ondas de rádio de alta frequência. Conheça abaixo dez truques para o uso, mas lembre-se de nunca colocar objetos de metal dentro do aparelho.
 
1. Descolar selos
Imagine que você esteja escrevendo uma carta – algo cada vez mais raro hoje em dia ? e tenha colado o selo no lugar errado: o micro-ondas pode ajudar a descolá-lo. Primeiro umedeça o selo com um pouco de água. Em seguida, insira a carta dentro do aparelho e aqueça-a por, no máximo, 20 segundos. Você verá que o selo do envelope se descola sem esforço.
2. Esterilizar frascos de conserva
Talvez a forma mais conhecida para esterilizar frascos de vidro para conservas seja fervê-los. Mas há outra, mais rápida e eficiente e inclui, naturalmente, o micro-ondas.
O processo não demora mais de dois minutos: antes de colocar os vidros no micro-ondas remova as tampas e encha-os como dois dedos de água. Em seguida, ligue o aparelho e espere a água ferver por cerca de dois minutos.
 
3. Cortar cebolas sem chorar
Dentro das células da cebola, existem alguns compostos que contêm enxofre. Quando usamos uma faca para cortá-la, essas células se quebram e os compostos sofrem uma reação química, deixando as moléculas de enxofre mais voláteis em forma de gás. Estas, por sua vez, reagem com a umidade do olho, gerando a sensação de queimação. Nesse momento, as terminações nervosas detectam a irritação e “dizem” aos canais lacrimais para produzir mais lágrimas, a fim de proteger os globos oculares. No entanto, esse processo pode ser evitado se você colocar a hortaliça com as extremidades cortadas dentro do micro-ondas durante 30 segundos em potência máxima.
 
 Ferva a esponja no micro-ondas, e tchau-tchau, bactérias - Reprodução/eatbydate - Reprodução/eatbydate
Aqueça a esponja no micro-ondas e elimine as bactérias que se alojam no utensílio
Imagem: Reprodução/eatbydate
4. Desinfetar esponjas
Você pode remover as impurezas da esponja ou dos panos de cozinha sem o uso de qualquer produto químico, normalmente prejudiciais à saúde: basta colocá-la no micro-ondas por alguns minutos na potência máxima. As bactérias vão morrer pela ação do calor. Mas lembre-se: este procedimento não pode ser feito com palhas de aço ou outros utensílios que tenham metais em suas composições. Também é necessário cuidado ao remover a esponja do interior do aparelho, pois ela ficará bem quente.
 
5. Comprovar que um recipiente pode ir ao micro-ondas
Nem todos os utensílios podem ir ao micro-ondas, mas entre os materiais adequados estão os de vidro refratário, porcelana, cerâmica, louça, madeira, vime e barro. Este último, no entanto, quando passa pelo processo de vitrificação, pode levar ferro e chumbo em sua composição e por isso não deve ser introduzido no micro-ondas comum. 
 
Pela mesma razão, a porcelana estampada ou com bordas de ouro também pode possuir metais. É preciso, portanto, testar se o utensílio pode ou não se usado no aparelho. Uma maneira simples de fazer esse experimento é colocar sobre o prato giratório o recipiente a ser testado vazio, junto a um copo com água. Programe, então, o micro-ondas para funcionar por um minuto a plena potência. Quando o tempo terminar, se o recipiente estiver apto para ir ao micro-ondas, ele deve estar frio e o copo de água quente, por outro lado, se o recipiente estiver quente, isso significa que absorve as micro-ondas e, portanto, não é adequado para ser utilizado neste tipo de forno.
 
Atenção: este experimento nunca deve ser feito com o recipiente vazio sem um copo de água. A razão é simples: se o recipiente não puder ir ao micro-ondas, acabará danificado por não ter qualquer elemento que absorva as ondas.
 
laranjas - Getty Images - Getty Images
Colocar laranjas e limões poucos segundos no micro-ondas facilita a extração do suco
Imagem: Getty Images
6. Aproveitar ao máximo limões e laranjas
Se você é daqueles que detesta desperdício, essa dica é especial. Antes de fazer o suco, coloque o limão ou a laranja dentro do micro-ondas por 10 a 20 segundos na potência máxima.
O procedimento ajuda a desprender o bagaço mais facilmente da casca. E, assim, você terá mais suco para beber.
 
7. Fazer compressas
Trata-se de uma alternativa caseira para as bolsas de água quente ou as almofadas elétricas. Para fazer uma compressa, aqueça uma toalha molhada durante um minuto no micro-ondas.
Mas cuidado, não deixe-a por mais mais tempo, pois o excesso de calor concentrado no tecido pode causar queimaduras graves.
 
Mulher aplica rímel nos cílios em foto em close - Getty Images - Getty Images
Aquecer o rímel por alguns segundos ajuda a aproveitar melhor o produto
Imagem: Getty Images
8. Fazer o rímel durar mais tempo
O tubo de rímel ainda nem acabou, mas já está ressecado. É algo corriqueiro, ao tirar e colocar o pincel com frequência do tubo. No entanto, há um truque para usar ao máximo o produto: coloque o tubo no micro-ondas juntamente com um copo de água e, em seguida, aqueça por 30 segundos.
 
9. Higienizar a tábua de cortar
Além de esponjas e panos de prato, você também pode desinfetar tábuas para cortar alimentos. O primeiro passo é lavá-la bem. Em seguida, esfregue-a com um limão e coloque-a dentro do aparelho. Aqueça-a por um minuto e ela estará pronta para ser usada novamente.
 
10. Deixar o micro-ondas como novo
Uma maneira fácil de limpar um forno de micro-ondas é introduzir nele guardanapos de papel. Você deve primeiramente umedecê-los e colá-los no interior do aparelho, cuidando para que a saída de ar seja mantida aberta. O próximo passo é ligar o forno por cinco minutos. Após esse tempo, os guardanapos estarão secos, terão absorvido toda a sujeira e o forno voltará a ficar impecável. Porém, recomenda-se essa limpeza "mágica" apenas se o aparelho não estiver muito sujo
 
No caso de fornos de micro-ondas com sujeiras incrustadas ou muito sujos, coloque um recipiente cheio de água e espirre vinagre em todo o interior do forno. Mais uma vez, ligue o aparelho por cinco minutos e, na sequência, use um pano para eliminar a sujeira sem esfregá-la. Se o necessário for remover os odores do aparelho, basta colocar um recipiente com água e meio limão dentro dele por cerca de dois a três minutos.